FORMAÇÃO DE PROFESSSORES DE JOVENS E ADULTOS: A BUSCA PELA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM SALA DE AULA
Manoel Santos da Silva
Silva, Manoel Santos da
Sidiane Ferreira Batista
Batista, Sidiane Ferreira
Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes
Gomes, Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes
08/12/2020
246-256
17
A sociedade contemporânea se apresenta para o sujeito com novas e constantes exigências que incidem sobre a função social dos mais variados segmentos nos quais circulamos. Nessa configuração da sociedade, deparamo-nos com o papel do professor e as exigências que se faz a esse profissional, pois a ele não se admite uma postura estanque. O objetivo deste trabalho é analisar a identidade do professor da Educação de Jovens e Adultos, a partir das respostas dadas a um questionário aplicado em duas escolas da rede pública estadual na cidade de Maceió, que atendem a essa modalidade de ensino no horário noturno. Essa análise reflete quem é o professor da EJA hoje e o que se espera desse profissional. O trabalho está dividido em três partes, a primeira diz respeito a metodologia aplicada, a segunda apresenta a fundamentação teórica e a terceira reflete sobre a identidade do professor da EJA. Os resultados apontam para a necessidade de repensar a formação de professores no tocante a EJA, bem como a escolha que se faz desse profissional para atuar nessa modalidade de ensino.
Formação de professores. Educação de jovens e adultos. Identidade profissional.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.