FORMAÇÃO DE PROFESSSORES DE JOVENS E ADULTOS: A BUSCA PELA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM SALA DE AULA

Code: 201001920
9
4
Título

FORMAÇÃO DE PROFESSSORES DE JOVENS E ADULTOS: A BUSCA PELA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM SALA DE AULA

Autores(as):
  • Manoel Santos da Silva

    Silva, Manoel Santos da

  • Sidiane Ferreira Batista

    Batista, Sidiane Ferreira

  • Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes

    Gomes, Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes

DOI
10.37885/201001920
Publicado em

08/12/2020

Páginas

246-256

Capítulo

17

Resumo

A sociedade contemporânea se apresenta para o sujeito com novas e constantes exigências que incidem sobre a função social dos mais variados segmentos nos quais circulamos. Nessa configuração da sociedade, deparamo-nos com o papel do professor e as exigências que se faz a esse profissional, pois a ele não se admite uma postura estanque. O objetivo deste trabalho é analisar a identidade do professor da Educação de Jovens e Adultos, a partir das respostas dadas a um questionário aplicado em duas escolas da rede pública estadual na cidade de Maceió, que atendem a essa modalidade de ensino no horário noturno. Essa análise reflete quem é o professor da EJA hoje e o que se espera desse profissional. O trabalho está dividido em três partes, a primeira diz respeito a metodologia aplicada, a segunda apresenta a fundamentação teórica e a terceira reflete sobre a identidade do professor da EJA. Os resultados apontam para a necessidade de repensar a formação de professores no tocante a EJA, bem como a escolha que se faz desse profissional para atuar nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave

Formação de professores. Educação de jovens e adultos. Identidade profissional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.