FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLETINDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE 2ª LICENCIATURA

Code: 201001907
9
1
Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLETINDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE 2ª LICENCIATURA

Autores(as):
  • Amélia Cristina Reis e Silva

    Silva, Amélia Cristina Reis e

  • Maria de Lurdes Dias de Carvalho

    Carvalho, Maria de Lurdes Dias de

DOI
10.37885/201001907
Publicado em

08/12/2020

Páginas

235-245

Capítulo

16

Resumo

Apresentaremos parte de uma pesquisa doutoral, ainda em andamento. Trata-se de uma investigação sobre a implantação de um curso de segunda licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte –IFRN, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Rede Básica – PARFOR. Objetiva identificar e analisar no contexto do PARFOR quais as contribuições do Curso de 2ª Licenciatura ofertada pelo IFRN para a qualidade da formação/profissionalização dos docentes cursistas, tendo dentre os seus objetivos traçar um diagnóstico do percurso formativo dos formandos e as suas necessidades de formação. Adotando como metodologia um estudo de caso participativo, desenvolvida no IFRN, campus Pau dos Ferros, em uma turma de 2a. Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática envolvendo os gestores (n=1), formadores (n=14) e formandos (n=12) do Curso. Os resultados apontam que as instituições que se propõem a ofertar cursos através do PARFOR que tem em sua gênese uma proposta de formação diferenciada, devem levar em consideração na elaboração de seus projetos, as as histórias de vida pessoal e profissional dos participantes. Não deve ser desconsiderado que esses docentes-estudantes trazem consigo uma gama de experiências e que se pretende que sistematizem, integrem e mobilizem os novos conhecimentos, de forma que possam contribuir verdadeiramente para a mudança da sua efetiva prática. Essa mudança deve ser provocada através de práticas reflexiva que apontem para a necessidade de agir em diferentes situações e enfrentar possíveis mudanças na sua atuação.

Palavras-chave

Formação Docente; Identidade Profissional; Profissionalização Docente

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.