FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS/UNITINS – CAMPUS ARAGUATINS.

Code: 230111640
2
0
Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS/UNITINS – CAMPUS ARAGUATINS.

Autores(as):
  • Paulo Cesar Romão Bomfim

    Bomfim, Paulo Cesar Romão

  • Sergio Mendes De Almeida Marinho

    Marinho, Sergio Mendes de Almeida

DOI
10.37885/230111640
Publicado em

31/03/2023

Páginas

47-61

Capítulo

4

Resumo

Este artigo discute as principais questões que as pesquisas atuais têm levantado sobre a formação de professores e traz reflexões a respeito das demandas da escolarização na contemporaneidade. Aborda a formação de professores no contexto da Unitins câmpus Araguatins; tendo por objetivo investigar o papel da pedagogia na formação inicial de professores e a percepção dos acadêmicos a respeito de sua formação. Para contextualizar, traz em seu referencial teórico considerações sobre as origens da educação formal em seu contexto histórico; Políticas públicas e formação de professores; Discute o papel do curso de Pedagogia; Traz ainda um panorama do curso e as características dos licenciandos. Esse último aspecto, foi tratado com base em uma pesquisa realizada no PPC do curso e com a aplicação de questionários com os acadêmicos matriculados no primeiro semestre de 2020. Os resultados da pesquisa indicam que a percepção dos discentes no que tange a sua formação é significadamente positiva. E que as disciplinas da ementa estão, em sua grande maioria, voltadas para a construção de conhecimentos relativos à formação profissional especifica, sem deixar de lado os fundamentos teóricos da educação, os sistemas educacionais às modalidades e níveis de ensino.

Palavras-chave

Formação de professores, Pedagogia, Contemporaneidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.