FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODE UMA CAIXA MATEMÁTICA?

Code: 201202606
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Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODE UMA CAIXA MATEMÁTICA?

Autores(as):
  • Sandra Alves de Oliveira

    Oliveira, Sandra Alves de

  • Jane Maria Braga Silva

    Silva, Jane Maria Braga

  • Marcos Adriano de Almeida

    Almeida, Marcos Adriano de

DOI
10.37885/201202606
Publicado em

04/02/2021

Páginas

459-472

Capítulo

28

Resumo

A Caixa Matemática é um recurso que se mostrou muito interessante na formação de professores e na prática pedagógica com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Este relato de experiência tem por objetivo evidenciar sua potencialidade na construção de conceitos matemáticos e também na reflexão sobre a cultura infantil e a cultura do professor. Na medida em que as memórias dos professores são remexidas em torno dos objetos da caixa, elas potencializam o seu trabalho em sala de aula, tornando-o mais contextualizado nesta área. Ressalta-se a importância do material concreto e a experiência com ele no processo de formação docente. A utilização da Caixa nos encontros formativos possibilitou reflexões sobre o lúdico, os jogos, a autonomia do aluno, a criatividade e o empenho do professor e dos alunos do curso de Pedagogia em criar novos caminhos para conduzir o trabalho em sala de aula.

Palavras-chave

Formação de professores. Material manipulável. Caixa Matemática. Recurso didático-pedagógico.

Autor(a) Correspondente
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