FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA BRAGANTINA: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS

Code: 210303642
20
3
Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA BRAGANTINA: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS

Autores(as):
  • Daniel Rodrigues Corrêa

    Corrêa, Daniel Rodrigues

  • Waldir Ferreira de Abreu

    Abreu, Waldir Ferreira de

DOI
10.37885/210303642
Publicado em

30/07/2021

Páginas

231-247

Capítulo

18

Resumo

O texto apresenta os resultados da pesquisa que analisou os impactos da formação oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na prática pedagógica de professores de escolas campesinas e classes multisseriadas, especificamente verificar se o PNAIC atende às diretrizes da educação do campo e à realidade das escolas/classes multisseriadas; compreender as influências do PNAIC na formação continuada e na prática pedagógica de professores de classes multisseriadas; investigar se o PNAIC contribuiu para a melhoria da prática pedagógica de professores de classes multisseriadas, da Amazônia Bragantina. A metodologia utilizada apontou para uma abordagem qualitativa, através de análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo, tendo como lócus de investigação as vivências formativas de nove professores de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa, municípios que integram a Amazônia Bragantina. Para análise e interpretação dos dados produzidos, utilizou-se a análise do discurso. Os resultados permitiram inferir que o PNAIC teve impacto direto no trabalho dos professores em sala de aula e que no período de 2008 a 2018 observou-se esforços do governo federal na criação de políticas públicas ações voltadas à formação de professores, especialmente àqueles atuantes nas escolas do campo. Entretanto, são políticas educacionais que em sua grande maioria, foram e/ou são permeadas pelo pragmatismo, tecnicismo e responsabilização dos resultados educacionais, o que talvez não venha oportunizando aos professores itinerários formativos capazes de articular formação inicial, continuada e profissionalização e a consolidação da autonomia docente.

Palavras-chave

Educação do campo. Formação de professores. Classes multisseriadas. PNAIC. Prática pedagógica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.