FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE: INVENÇÃO DE SI NOS PROCESSOS AUTORAIS DE COGNIÇÃO-SUBJETIVAÇÃO

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Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE: INVENÇÃO DE SI NOS PROCESSOS AUTORAIS DE COGNIÇÃO-SUBJETIVAÇÃO

Autores:
  • Maria F L Chagas

  • Nize M C Pellanda

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221110965
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    101-111

    Capítulo

    8

    Resumo

    Resumo: Este artigo aborda uma experiência de formação de professores da educação básica que se organizou metodologicamente a partir de oficinas e rodas de conversas na interface educação e tecnologia. Autores como Paulo Freire, Humberto Maturana, Francisco Varela e Gilbert Simondon, contribuíram no fortalecimento da rede teórica que fundamentou a pesquisa. A metodologia de conversas e oficinas com tecnologias digitais propõe a passagem para um novo modo de abordagem da realidade, com seus pressupostos de autoria e autoorganização. Esse foi uma pesquisa de abordagem qualitativa e teve como por objetivo compreender como as articulações entre a formação continuada de professores, tecnologias e o devir docente em um percurso de constituição de rede de aprendizagem. Como emergências da pesquisa, percebemos nas produções e nas autonarrativas dos professores mudanças nas coordenações de ações no encontro com tecnologias digitais, favorecendo a (re)invenção de si e potencializando processos autorais de cognição-subjetivação. Esse texto foi publicado nos Anais do XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire em 2019 que teve como tema - Democracia e Lutas Sociais: denúncias e anúncios.

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    Palavras-chave

    Formação de professores, Tecnologias digitais, Redes de aprendizagem.

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