FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE: INVENÇÃO DE SI NOS PROCESSOS AUTORAIS DE COGNIÇÃO-SUBJETIVAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE: INVENÇÃO DE SI NOS PROCESSOS AUTORAIS DE COGNIÇÃO-SUBJETIVAÇÃO
Maria F L Chagas
Nize M C Pellanda
29/12/2022
101-111
8
Resumo: Este artigo aborda uma experiência de formação de professores da educação básica que se organizou metodologicamente a partir de oficinas e rodas de conversas na interface educação e tecnologia. Autores como Paulo Freire, Humberto Maturana, Francisco Varela e Gilbert Simondon, contribuíram no fortalecimento da rede teórica que fundamentou a pesquisa. A metodologia de conversas e oficinas com tecnologias digitais propõe a passagem para um novo modo de abordagem da realidade, com seus pressupostos de autoria e autoorganização. Esse foi uma pesquisa de abordagem qualitativa e teve como por objetivo compreender como as articulações entre a formação continuada de professores, tecnologias e o devir docente em um percurso de constituição de rede de aprendizagem. Como emergências da pesquisa, percebemos nas produções e nas autonarrativas dos professores mudanças nas coordenações de ações no encontro com tecnologias digitais, favorecendo a (re)invenção de si e potencializando processos autorais de cognição-subjetivação. Esse texto foi publicado nos Anais do XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire em 2019 que teve como tema - Democracia e Lutas Sociais: denúncias e anúncios.
Ler mais...Formação de professores, Tecnologias digitais, Redes de aprendizagem.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.