FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Code: 230613272
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Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores(as):
  • Manoel M S Negrão

    Negrão, Manoel M S

  • Ana Lúcia França Negrão

    Negrão França, Ana Lúcia

DOI
10.37885/230613272
Publicado em

30/06/2023

Páginas

67-79

Capítulo

5

Resumo

A sociedade vem passando por constantes mudanças ao longo de sua existência. Com a atual ordem econômica global e o desenvolvimento tecnológico, surge um novo sistema universal de comunicação, em que a linguagem digital se torna cada vez mais planetária e integradora, possibilitando a criação de redes interativas de comunicação, informação e também de educação, propiciando, assim, novas maneiras de se comunicar e de educar. No Brasil, desde os anos 1980, essas mudanças vêm ocorrendo de forma mais acelerada e contínua, por meio da Internet no início dos anos 1990 e, no decorrer deste século, com o uso de diversas outras tecnologias digitais e dos dispositivos móveis. Na escola, essa revolução tecnológica requer do professor uma nova forma de interagir em sala de aula com o aluno, sua relação com o ensino, os conteúdos, os recursos a serem utilizados e sua formação profissional. Essas atuais compreensões sociais, tecnológicas e pedagógicas surgem com o intuito de propiciar aos professores novas maneiras de ver a sociedade e a escola, deixando de lado visões fragmentadas, parciais, superficiais e, muitas vezes, embasadas somente no senso comum. Este estudo compõe um subcapítulo da dissertação intitulada “Aulas on-line no 1º ano do ensino fundamental mediadas pelo WhatsApp: possibilidades e limites”, apresentada em meados de 2022, e tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e a utilização das tecnologias digitais na Educação Básica. É um estudo de abordagem qualitativa, onde a pesquisa bibliográfica se propõe a analisar e identificar a formação docente integrada às práticas pedagógicas com uso das tecnologias digitais, a partir de teóricos como Gatti (2008), Nóvoa (2021), Freire (2019) e Moran (2013). Com esse estudo, constata-se que a formação docente integrada às tecnologias digitais para serem utilizadas em sala de aula requer uma formação inicial, continuada e permanente dos professores, com objetivo de aprimorar ou estabelecer estratégias pedagógicas mais dinâmicas, criativas, atraentes e sólidas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave

Formação de Professores, Práticas Docentes, Tecnologias Digitais.

Autor(a) Correspondente
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