FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENTRE O SER E O FAZER DOCENTE

Code: 240115584
4
0
Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENTRE O SER E O FAZER DOCENTE

Autores(as):
  • Hellen Queren Nogueira Alves Dias

    Dias, Hellen Queren Nogueira Alves

  • Ana Rita Garcia Baleeiro

    Baleeiro, Ana Rita Garcia

  • Geovana Carvalho De Aquino Aquino

    Aquino, Geovana Carvalho de Aquino

  • Débora Thalita Teixeira Barbosa

    Barbosa, Débora Thalita Teixeira

  • Vanessa Lorrany Fernandes Araújo

    Araújo, Vanessa Lorrany Fernandes

  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Finelli, Leonardo Augusto Couto

DOI
10.37885/240115584
Publicado em

01/03/2024

Páginas

63-77

Capítulo

5

Resumo

Objetivo: Analisar os desafios e perspectivas associados ao ser e ao fazer docente na formação de professores. Métodos: O presente estudo utiliza como método a revisão bibliográfica, fundamentada na análise e avaliação de pesquisas relacionadas à temática proposta. Resultados: Os estudos selecionados explicitam as barreiras na formação docente, principalmente, no que tange a preparação prática dos futuros professores. Assim, expõem diversas lacunas que afetam a qualificação profissional do educando, o que ocasiona em uma oferta de ensino deficitária. Conclusão: Conclui-se que os desafios na formação de professores envolvem diversos elementos, os quais impactam o ser e o fazer docente. Desse modo, reconhecer a complexidade do processo educacional é essencial para compreender os paradigmas que perpassam a construção da identidade profissional do educador. Assim, verificou-se ser fundamental que o licenciando desenvolva uma visão crítica sobre sua qualificação, além de compreender as barreiras educativas presentes no seu futuro local de trabalho.

Palavras-chave

Formação docente. Desafios. Identidade profissional. Ser e fazer docente. Formação universitária.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.