FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENTRE O SER E O FAZER DOCENTE
Hellen Queren Nogueira Alves Dias
Dias, Hellen Queren Nogueira Alves
Ana Rita Garcia Baleeiro
Baleeiro, Ana Rita Garcia
Geovana Carvalho De Aquino Aquino
Aquino, Geovana Carvalho de Aquino
Débora Thalita Teixeira Barbosa
Barbosa, Débora Thalita Teixeira
Vanessa Lorrany Fernandes Araújo
Araújo, Vanessa Lorrany Fernandes
Leonardo Augusto Couto Finelli
Finelli, Leonardo Augusto Couto
01/03/2024
63-77
5
Objetivo: Analisar os desafios e perspectivas associados ao ser e ao fazer docente na formação de professores. Métodos: O presente estudo utiliza como método a revisão bibliográfica, fundamentada na análise e avaliação de pesquisas relacionadas à temática proposta. Resultados: Os estudos selecionados explicitam as barreiras na formação docente, principalmente, no que tange a preparação prática dos futuros professores. Assim, expõem diversas lacunas que afetam a qualificação profissional do educando, o que ocasiona em uma oferta de ensino deficitária. Conclusão: Conclui-se que os desafios na formação de professores envolvem diversos elementos, os quais impactam o ser e o fazer docente. Desse modo, reconhecer a complexidade do processo educacional é essencial para compreender os paradigmas que perpassam a construção da identidade profissional do educador. Assim, verificou-se ser fundamental que o licenciando desenvolva uma visão crítica sobre sua qualificação, além de compreender as barreiras educativas presentes no seu futuro local de trabalho.
Formação docente. Desafios. Identidade profissional. Ser e fazer docente. Formação universitária.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.