FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO SE DESENVOLVE A APRENDIZAGEM DOCENTE?
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO SE DESENVOLVE A APRENDIZAGEM DOCENTE?
Alcemir Horácio Rosa
Marcus Marcelo Silva Barros
Daniel Nascimento-e-silva
29/12/2022
87-100
7
Contexto teórico: A formação de professores se apresenta no processo de ensino como uma importante ferramenta de aprendizagem para a preparação inicial de profissionais quanto para a permanência da qualidade do exercício docente. É tema estratégico no processo mediador para uma educação de qualidade; tendo em vista que o professor é sujeito efetivo em sala de aula e é através de suas práticas que a condução do processo ensino-aprendizagem pode se dar com maior sucesso. Assim, parece válido afirmar que a aprendizagem da docência representa uma ação fundante na preparação desses profissionais. Situação problemática: A aprendizagem docente é um tema que carece de maiores estudos; por exemplo: como ela acontece? Quais teorias a envolvem? São debates necessários para se compreender adequadamente como acontece essa aprendizagem. Objetivo: com base nesta demanda, o presente trabalho teve como objetivo compreender como se desenvolve a aprendizagem de professores. Metodologia: foi utilizado o Método Científico-Tecnológico através de seus quatro passos iniciais, a saber: identificação da questão norteadora, coleta de dados, organização e constituição da resposta. Resultados: os resultados aportaram que a aprendizagem docente: 1) é uma ação em fases, 2) a aprendizagem é uma ação processual baseada em uma sequência, 3) é experiencial, e 4) é uma ação interativa que acontece na interação: sujeito, mundo e meio.
Ler mais...Formação de professores, Aprendizagem docente, Desenvolvimento de Professores.
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