FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO SE DESENVOLVE A APRENDIZAGEM DOCENTE?

Code: 221211401
6
3
Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO SE DESENVOLVE A APRENDIZAGEM DOCENTE?

Autores(as):
  • Alcemir Horácio Rosa

    Rosa, Alcemir Horácio

  • Marcus Marcelo Silva Barros

    Barros, Marcus Marcelo Silva

  • Daniel Nascimento-e-silva

    Nascimento-e-silva, Daniel

DOI
10.37885/221211401
Publicado em

29/12/2022

Páginas

87-100

Capítulo

7

Resumo

Contexto teórico: A formação de professores se apresenta no processo de ensino como uma importante ferramenta de aprendizagem para a preparação inicial de profissionais quanto para a permanência da qualidade do exercício docente. É tema estratégico no processo mediador para uma educação de qualidade; tendo em vista que o professor é sujeito efetivo em sala de aula e é através de suas práticas que a condução do processo ensino-aprendizagem pode se dar com maior sucesso. Assim, parece válido afirmar que a aprendizagem da docência representa uma ação fundante na preparação desses profissionais. Situação problemática: A aprendizagem docente é um tema que carece de maiores estudos; por exemplo: como ela acontece? Quais teorias a envolvem? São debates necessários para se compreender adequadamente como acontece essa aprendizagem. Objetivo: com base nesta demanda, o presente trabalho teve como objetivo compreender como se desenvolve a aprendizagem de professores. Metodologia: foi utilizado o Método Científico-Tecnológico através de seus quatro passos iniciais, a saber: identificação da questão norteadora, coleta de dados, organização e constituição da resposta. Resultados: os resultados aportaram que a aprendizagem docente: 1) é uma ação em fases, 2) a aprendizagem é uma ação processual baseada em uma sequência, 3) é experiencial, e 4) é uma ação interativa que acontece na interação: sujeito, mundo e meio.

Palavras-chave

Formação de professores, Aprendizagem docente, Desenvolvimento de Professores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.