FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA E SEU ENSINO: ALGUMAS REFLEXÕES

Code: 210805791
9
3
Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA E SEU ENSINO: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores(as):
  • Manoel Dos Santos Costa

    Costa, Manoel dos Santos

  • Joemilia Maria Pinheiro Almeida

    Almeida, Joemilia Maria Pinheiro

  • Marcia Valéria Melo e Silva

    Silva, Marcia Valéria Melo e

  • Thiago Brandão Ericeira

    Ericeira, Thiago Brandão

DOI
10.37885/210805791
Publicado em

31/10/2021

Páginas

141-151

Capítulo

8

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a formação de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública maranhense, e suas relações com a Matemática e seu ensino nesse nível de escolarização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados durante uma formação continuada em serviço, momento em que foi aplicado um questionário com questões abertas e realizada a análise documental das respostas das participantes, além da observação com os registros anotados em um diário de campo. O interesse por esta investigação teve origem na experiência profissional dos autores com o ensino de Matemática, nesse nível de ensino, e na necessidade de compreender como as professoras desenvolvem os conteúdos (objetos de conhecimentos) de Matemática com seus alunos. A pesquisa revela que elas não tinham afinidade com essa área do conhecimento, mesmo tendo formação em curso superior específico (Pedagogia) para lecionar nos anos iniciais e, na maioria das vezes, utilizavam os recursos dos jogos para o desenvolvimento da Matemática em sala de aula. A falta de conhecimentos não era apenas relativa aos conteúdos matemáticos, mas também aos conhecimentos didáticos e curriculares. Esse fato ratifica a necessidade de se oferecer a essas professoras, formações que possam discutir as diversas metodologias de ensino, além de proporcionar momentos para discussão e desenvolvimento de projetos, troca de experiências, leituras e reflexões, conforme sugeridas por pesquisadores da área e pelos documentos oficiais - BNCC, de modo que elas possam se sentir mais confiantes para utilizá-las em sua prática docente.

Palavras-chave

Ensino de Matemática, Ensino Fundamental, Formação Continuada.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.