FORMAÇÃO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NA ODONTOLOGIA: REFLEXÕES E UM ESTUDO DE CASO

Code: 240316196
Downloads
8
Views
27
Compartilhe
Título

FORMAÇÃO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NA ODONTOLOGIA: REFLEXÕES E UM ESTUDO DE CASO

Autores(as):
  • Maira Moran

  • Ricardo Paulin

  • Sandra Helena Moura

  • Dora Calvo

  • Maria Conceição Soares

  • Marcelo Daniel Brito Faria

  • Luciana Freitas Bastos

  • Aura Conci

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240316196
    Publicado em

    30/04/2024

    Páginas

    142-158

    Capítulo

    10

    Resumo

    O gênero tem se mostrado um fator determinante no processo de formação de profissionais da saúde, constituindo uma ameaça potencial durante a avaliação dos estudantes. Tal ameaça pode ser agravada se associada a outras forma de discriminação, como o capacitismo. O aumento do número de alunos portadores de deficiência no ensino superior, é urgente estabelecer estratégias de inclusão na área educacional. Especificamente, nas áreas médicas, ações afirmativas têm sido implementadas nos últimos anos para adaptar as aulas para que os alunos que possuem algum tipo de necessidade especial possam ser plenamente integrados. A fim de corroborar a importância dos pontos mencionados, e demonstrar uma experiência prática na área, este trabalho apresenta um caso de inclusão de uma aluna com agenesia de membro superior no curso de graduação em Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O processo incluiu o uso de tecnologia assistiva para permitir a manipulação de instrumentos para a prática de atividades clínicas e melhorar a ergonomia desses instrumentos. A motivação do estudo é a inserção do futuro profissional no ambiente universitário, possibilitando-lhe uma formação igualitária em relação aos seus pares acadêmicos.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Inclusão; Odontologia; Educação; Agenesia; Deficiência.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar