FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA BEM SUCEDIDA

Code: 201202500
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Título

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA BEM SUCEDIDA

Autores(as):
  • Barbara Corominas Valério

    Corominas Valério, Barbara

  • Dayene Ferreira dos Santos

    Santos, Dayene Ferreira dos

  • Luan Moreira Batista Oliveira

    Oliveira, Luan Moreira Batista

DOI
10.37885/201202500
Publicado em

04/02/2021

Páginas

482-492

Capítulo

30

Resumo

Nos últimos anos, o papel do professor ganhou destaque em pesquisas sobre processo de ensino aprendizagem. Estudos apontam que devido à dinâmica da realidade de uma sala de aula, a formação inicial se torna insuficiente e, com isso, muitos autores defendem a formação continuada como fundamental para a vida profissional do(a) professor(a). Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar as reflexões acerca das práticas pedagógicas de um grupo de professores após a participação em um curso anual de extensão. O curso, oferecido em 2018 pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, contou com a participação de 15 professores e professoras de escolas públicas. Ao final do curso 11 professores foram entrevistados e a análise qualitativa deste material indica que a dinâmica proporcionada pelo curso de extensão foi fundamental para que os professores pudessem refletir sobre suas práticas de ensino, o que consideramos imprescindível para uma efetiva mudança na realidade escolar.

Palavras-chave

Formação continuada. Projetos. Práticas de ensino.

Autor(a) Correspondente
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