FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Code: 220107203
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Título

FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores(as):
  • Beatriz Consuelo Kuroishi Mello Santos

  • Solange Maria Trócoli Testa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220107203
    Publicado em

    31/03/2022

    Páginas

    116-130

    Capítulo

    9

    Resumo

    O presente artigo apresenta o jogo de xadrez no processo ensino e aprendizagem para os alunos dos anos finais do ensino fundamental, articulado com a disciplina de matemática e ética e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. O jogo de xadrez estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, a memorização, a concentração e a resolução de problemas e, além disso, ensina conceitos éticos como respeito às diferenças, interesse pelas atividades lúdicas e sociais. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de artigos, livros e pesquisa em sites de domínio público. O objetivo geral deste artigo é mostrar como o xadrez pode ser uma atividade lúdica e muito eficiente no aprendizado escolar associado às novas tecnologias. O primeiro passo foi tratar da história do xadrez para que houvesse uma iniciação no conteúdo e compreensão do jogo em questão, posteriormente foram desenvolvidas atividades lúdicas, envolvendo conteúdos matemáticos e depois disso foi iniciado um projeto piloto em parceria com o Laboratório de Objetos de Aprendizagem(LOA), da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar), em duas escolas públicas, sendo uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino, localizadas em Batatais, estado de São Paulo. Com o advento da Internet, o papel dos REA(recursos educacionais abertos) na formação continuada do professor é imprescindível, pois além de ser um mediador, pesquisador na sala de aula, torna–se também autor e pode proporcionar aos seus alunos novos caminhos para que também se tornem autores, construindo uma relação mais afinada entre professor e aluno, customizando os conteúdos abordados e compartilhando online. Nossa preocupação se restringe a melhoria do processo ensino e aprendizagem e os REA têm ocupado um amplo espaço no âmbito educacional. De acordo com a descrição do Projeto Remar o acesso aberto a recursos educacionais se constitui em um requisito primordial para uma educação democrática, de qualidade, sustentável e aberta, seja na modalidade presencial, a distância ou híbrida e em todos os níveis de formação . O reuso de recursos educacionais pode ser promovido, levando- se em conta o desenvolvimento de tais recursos, pois se trata de um processo dispendioso e requer um trabalho conjunto entre especialistas do conteúdo e uma equipem multidisciplinar. Dessa forma, este projeto piloto tem como intuito ampliar o acesso aos recursos educacionais abertos, por meio de um serviço, na forma de uma plataforma web, que ofereça ferramentas que facilitem a construção e customização de REA.

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    Palavras-chave

    Ensino, Processo, Tecnologia.

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