FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA: PROGRAMA HORAS DE ESTUDO EM ARACAJU

Code: 220709378
4
0
Título

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA: PROGRAMA HORAS DE ESTUDO EM ARACAJU

Autores(as):
  • Gabriela Zelice Cruz

    Cruz, Gabriela Zelice

  • Maria Cecilia Tavares Leite

    Leite, Maria Cecilia Tavares

  • Marcela Santos Barros

    Barros, Marcela Santos

DOI
10.37885/220709378
Publicado em

29/12/2022

Páginas

80-98

Capítulo

7

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo o processo de formação continuada de professores da rede pública municipal de ensino de Aracaju durante a pandemia do Covid-19, especificamente o Programa Horas de Estudo, com o objetivo de realizar análise comparativa sobre a participação dos professores nos eventos formativos, relacionando-a com o período anterior ao momento de suspensão das atividades educacionais presenciais. Estudo de natureza quantitativa e documental realiza levantamento sobre os dados objetivos de participação, a partir dos registros de frequência efetuados no decorrer dos anos de 2019 e 2020. Após o levantamento dos dados sobre frequência geral de participação de professores nos eventos formativos e frequência por etapas e componentes de ensino, eles foram organizados e apresentados em gráficos e tabelas a partir dos quais foram feitas a leitura e discussão dos dados. Os dados apontam um crescimento vertiginoso de 381,15% (trezentos e oitenta e um e quinze por cento) no quantitativo de professores participantes, a partir do início do formato remoto, em 2020, apesar dessa participação não ser igualmente distribuída entre os professores das etapas e entre os dos componentes curriculares. As conclusões indicam que a estratégia utilizada no formato remoto contribuiu para intensificar a participação dos professores nos encontros formativos e ressalta a necessidade de mais pesquisas com o objetivo de aprofundar o debate sobre o impacto da utilização das tecnologias digitais como ferramenta nos processos formativos e de aprendizagem, sobre os processos qualitativos que esse nível de participação produziu.

Palavras-chave

Educação, Formação, Continuada de Professores, Participação, Tecnologia digital.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.