FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS TDICS

Code: 230814123
2
0
Título

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS TDICS

Autores(as):
  • Fernanda Viana Dos Anjos

    Anjos, Fernanda Viana dos

  • Walmir Fernandes Pereira

    Pereira, Walmir Fernandes

  • Felipe Vitório Ribeiro

    Ribeiro, Felipe Vitório

  • Júlio César De Souza

    Souza, Júlio Cesar de

  • Flávio Aparecido De Almeida

    Aparecido De Almeida, Flávio

DOI
10.37885/230814123
Publicado em

01/12/2023

Páginas

60-87

Capítulo

4

Resumo

A tecnologia se tornou uma grande aliada ao fazer docente. Novas metodologias ativas einovações educacionais através do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação têm desafiado os educadores a aprimorarem seus conhecimentos e utilizarem as ferramentas digitais através da formação constante e do cotidiano escolar. Esse trabalho tem como objetivo discorrer sobre a formação continuada e a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, partindo do que é previsto pela legislação e o que alguns especialistas dizem sobre a formação inicial e continuada. Estabeleceu-se uma análise das ferramentas digitais e metodologias utilizadas pelos docentes para facilitar a mediação e a participação dos alunos nas aulas síncronas e assíncronas no período de 2020 a 2022. Para alcançar o objetivo do presente trabalho, foram considerados os seguintes autores: FERREIRA (2007), SAVIANI (2009), SANTOS, COSTA e SANTOS (2020), BARBOSA e BERNARDI (2022), COSTA e LOPES (2016), SILVA, SILVA e REIS (2020) para fundamentar a pesquisa que discorre e apresenta também relatos de experiências sobre as principais vivências adquiridas a partir da formação continuada e o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação e as metodologias escolhidas pelos professores que promoveram o ensino e aprendizagem significativa, a participação e interação entre os alunos a partir de exemplos de professores na prática. Portanto, este trabalho ratifica a importância da formação constante do professor para novas estratégias para aprimorar a prática pedagógica com base na utilização das TDICs e na reflexão sobre o fazer docente no cotidiano.

Palavras-chave

Formação docente; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Pandemia; Formação Continuada; Experiências docentes.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.