FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS TDICS
Fernanda Viana Dos Anjos
Anjos, Fernanda Viana dos
Walmir Fernandes Pereira
Pereira, Walmir Fernandes
Felipe Vitório Ribeiro
Ribeiro, Felipe Vitório
Júlio César De Souza
Souza, Júlio Cesar de
Flávio Aparecido De Almeida
Aparecido De Almeida, Flávio
01/12/2023
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EDUCAÇÃO POPULAR, POLÍTICA E SOCIAL: EDUCANDO PARA A LIBERDADE SOBRE A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
A tecnologia se tornou uma grande aliada ao fazer docente. Novas metodologias ativas einovações educacionais através do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação têm desafiado os educadores a aprimorarem seus conhecimentos e utilizarem as ferramentas digitais através da formação constante e do cotidiano escolar. Esse trabalho tem como objetivo discorrer sobre a formação continuada e a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, partindo do que é previsto pela legislação e o que alguns especialistas dizem sobre a formação inicial e continuada. Estabeleceu-se uma análise das ferramentas digitais e metodologias utilizadas pelos docentes para facilitar a mediação e a participação dos alunos nas aulas síncronas e assíncronas no período de 2020 a 2022. Para alcançar o objetivo do presente trabalho, foram considerados os seguintes autores: FERREIRA (2007), SAVIANI (2009), SANTOS, COSTA e SANTOS (2020), BARBOSA e BERNARDI (2022), COSTA e LOPES (2016), SILVA, SILVA e REIS (2020) para fundamentar a pesquisa que discorre e apresenta também relatos de experiências sobre as principais vivências adquiridas a partir da formação continuada e o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação e as metodologias escolhidas pelos professores que promoveram o ensino e aprendizagem significativa, a participação e interação entre os alunos a partir de exemplos de professores na prática. Portanto, este trabalho ratifica a importância da formação constante do professor para novas estratégias para aprimorar a prática pedagógica com base na utilização das TDICs e na reflexão sobre o fazer docente no cotidiano.
Formação docente; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Pandemia; Formação Continuada; Experiências docentes.
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