FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA

Code: 220910096
5
0
Título

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Maxlei Vinícius Cândido Freitas

    Freitas, Maxlei Vinícius Cândido

  • Suely Scherer

    Scherer

DOI
10.37885/220910096
Publicado em

01/11/2022

Páginas

1022-1033

Capítulo

72

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

A pesquisa de doutorado que apresentamos neste texto tem como tema a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias digitais. A pesquisa tem como objetivo analisar conhecimentos de professores ao participarem de um processo de formação continuada para integrar tecnologias digitais ao currículo de Matemática. A pesquisa se orienta pela questão: Como e que conhecimentos são mobilizados e construídos por professores dos anos iniciais em um processo de formação continuada para a integração de tecnologias digitais ao currículo de Matemática? A pesquisa será de abordagem qualitativa e a produção de dados será realizada a partir de uma ação de formação continuada de professores para/com o uso de tecnologias digitais. A ação de formação será realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais no município de Mineiros – GO que aceitarem o convite para participarem dos encontros, cuja previsão é que ocorram quinzenalmente. A análise de dados será orientada por estudos realizados por Mishra e Koehler, sobre Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (CTPC), por Sanchez, sobre integração de tecnologias digitais ao currículo, e também pela Teoria da Complexidade a partir dos estudos de Edgar Morin.

Palavras-chave

Ensino Fundamental, Aulas de Matemática, Formação de Professores, TPACK.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.