FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Code: 210504859
4
1
Título

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Autor(a):
  • Dejanira Fontebasso Marquesim

    Marquesim, Dejanira Fontebasso

DOI
10.37885/210504859
Publicado em

30/07/2021

Páginas

222-230

Capítulo

17

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a formação continuada de professores a compreendendo a escola como espaço de formação. Na experiência de implementação e consolidação da Escola de Educação Integral, em período integral, no Município de Campinas/SP foi criado, na jornada de trabalho dos professores, um Tempo Docente de Formação (TDF) incluído na jornada de trabalho do professor e cumprido dentro da unidade educacional junto ao coletivo de docentes. Trata-se de 4 horas aula de trabalho semanais destinadas a discussão coletiva dos dados de realidade do trabalho desenvolvido pelo coletivo. Formalizou- se um espaço formativo no interior da escola contribuindo para a superação da “lógica escolar” que a formação continuada vem assumindo ao longo do tempo. Esse espaço para trabalho e discussão formativo coletivo auxilia no processo de valorização dos professores como protagonistas do seu processo formativo individual e coletivo. A escola transformou-se num local de aprendizagem, não só para os alunos como também para os professores, possibilitando ressignificação do trabalho docente e proporcionou uma nova concepção para a formação continuada. A experiência de um ano com o processo formativo realizado em grupo, no coletivo, na escola Piloto de Educação Integral Padre Francisco Silva (Campinas/SP) traz indícios de como a constituição docente no coletivo pode ressignificar o trabalho docente, implicando diretamente nas dimensões inerentes à profissão: a formação, o desenvolvimento profissional, as competências necessárias para o desempenho da profissão, a dimensão social do trabalho do professor, além, é claro, de dar um sentido dialético às práticas didático-pedagógicas na relação aluno-professor.

Palavras-chave

Formação continuada; Trabalho docente; Ressignificação do trabalho.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.