FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2008 -2018)

Code: 230212211
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Título

FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2008 -2018)

Autores(as):
  • Cássia Carolina Piva

    Piva, Cássia Carolina

  • Vanda Moreira Machado Lima

    Lima, Vanda Moreira Machado

DOI
10.37885/230212211
Publicado em

31/03/2023

Páginas

133-149

Capítulo

8

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido em 2019, cujo problema de pesquisa foi “o que os estudos acadêmicos têm apontado sobre a temática de feminização do magistério?” Visamos refletir sobre o processo de feminização do magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise crítica da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no período de 2008 a 2018. Optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa bibliográfica. Encontramos 1.761 produções entre dissertações e teses; dessas, 31 estudos demonstraram aproximação com a temática pesquisada. Dentre as 31 produções, selecionamos três para análise da pesquisa. Os resultados revelaram que todas as autoras e orientadoras atuam ou têm experiências em sala de aula ou formação de professores, ressaltando que há a necessidade em se discutir sobre as questões de gênero na escola.

Palavras-chave

Feminização. Docência, Magistério, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Autor(a) Correspondente
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