FELICIDADE ORGANIZACIONAL: UMA INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA PARA GESTÃO

Code: 200801117
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Título

FELICIDADE ORGANIZACIONAL: UMA INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA PARA GESTÃO

Autores(as):
  • Rosana de Oliveira Freitas Sacchet

    Sacchet, Rosana de Oliveira Freitas

  • Walter Meucci Nique

    Nique, Walter Meucci

  • Verner Luis Antoni

    Antoni, Verner Luis

  • Carlos Fernando Paleo da Rocha

    Rocha, Carlos Fernando Paleo da

DOI
10.37885/200801117
Publicado em

19/10/2020

Páginas

253-273

Capítulo

16

Resumo

Esse artigo apresenta um modelo de associação entre felicidade organizacional e valores pessoais. Diversos estudos já comprovaram a relação entre valores e felicidade (Wilson, 1967; Diener, Suh, Lucas e Smith, 1999; Brites, 2011), bem como o impacto positivo que a felicidade gera na produtividade da equipe e sucesso empresarial (NOHRIA & LEE, 2008; MARTIN & SHIMIDT, 2010). A questão aqui investigada é: - Quais os valores pessoais que são associados à felicidade nas organizações? Realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa descritiva na busca desta resposta. Participaram da coleta de dados duas empresas do setor hoteleiro atendendo aos requisitos de existir há mais de uma década, possuir uma equipe com número superior a cinquenta funcionários e pertencer a região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no intuito de minimizar diferenças relativas a cultura. O estudo permitiu identificar quais valores pessoais se destacam entre os entrevistados de cada uma das empresas, bem como o status de felicidade organizacional, a partir da média obtida na felicidade individual de seus funcionários. Observou-se também que os resultados variaram entre as empresas, ou seja, é uma informação estratégica que merece ser analisada e considerada pela gestão.

Palavras-chave

Felicidade, Valores Pessoais, Cultura, Gestão Estratégica

Autor(a) Correspondente
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