FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DO LEAN STARTUP: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DO LEAN STARTUP: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Juliana Sayuri Kurumoto
Danilo Hisano Barbosa
Ariane Cezarotto Fiewski
30/09/2023
23-40
2
O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso para a implementação da metodologia lean startup. Dada a importância e a representatividade do empreendedorismo no Brasil, esse estudo justifica-se por ser um meio que pode auxiliar tanto empreendedores/gestores quanto pesquisadores a compreender quais são os fatores que podem aumentar as chances de sucesso tanto de um novo negócio, seja ele inovador ou não, quanto um novo produto, por meio da metodologia lean startup. Assim, para identificar esses fatores foi realizado uma revisão sistemática da literatura a partir das bases de dados Web of Science e Emerald Insight, considerando publicações em periódicos e congressos. Como resultado identificou-se entre os fatores críticos o uso de técnicas e ferramentas do lean startup, apoio de coaches e alta gestão, conhecimento do mercado/cliente, entre outros. Por fim, trata-se de um tema em ascensão no que se refere a construção do conhecimento em que pesquisas de campo junto as empresas que fazem uso da metodologia podem contribuir para melhorar sua compreensão, bem como os fatores que a cercam.
Ler mais...lean startup, fatores críticos de sucesso, revisão sistemática.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: PARADIGMAS E APLICABILIDADES NO SETOR PRODUTIVO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.