FACILIDADES E DIFICULDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Code: 210303717
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Título

FACILIDADES E DIFICULDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores(as):
  • Tayná Martins de Medeiros

    Medeiros, Tayná Martins de

  • Marcela Eduarda Gomes Grande

    Grande, Marcela Eduarda Gomes

  • Phaola Micaela Medeiros

    Medeiros, Phaola Micaela

  • Heloanny Karlla de Medeiros Almeida

    Almeida, Heloanny Karlla de Medeiros

  • Arthur Barbosa Palmeira Limeira

    Limeira, Arthur Barbosa Palmeira

  • Cristyanne Samara Miranda Holanda da Nóbrega

    Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da

  • Jéssica Dantas de Sá Tinoco

    Tinoco, Jéssica Dantas de Sá

  • Gilmara Celli Maia de Almeida

    Almeida, Gilmara Celli Maia de

DOI
10.37885/210303717
Publicado em

28/04/2021

Páginas

242-254

Capítulo

21

Resumo

A Educação Interprofissional (EIP) é um importante subsídio para um processo de trabalho mais integrado, qualificado e resolutivo para a comunidade. No entanto, há dificuldades para sua implementação na atenção à saúde e incorporação das competências colaborativas às práticas desenvolvidas pelos profissionais. Assim, objetiva-se, a partir de uma revisão integrativa, identificar as facilidades e dificuldades para implementação da educação interprofissional na atenção básica em saúde. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados SciELO, PubMed/MEDLINE, Scopus e a Biblioteca Virtual em Saúde. Foi utilizada a seguinte estratégia de busca: Interprofessional Relations AND Primary Health Care AND Interprofessional Education. Como critérios de inclusão foram considerados artigos completos, publicados em português e/ou inglês, entre os anos de 2015 a 2020, em periódicos nacionais ou internacionais e que retratam as dificuldades e facilidades da implementação da EIP na atenção primária à saúde. Foram encontrados 44 artigos, sendo selecionados 8 para a revisão. As principais barreiras foram relativas a dificuldades de comunicação, falta de integração da equipe, resistência do profissional com ênfase no desenvolvimento de práticas uniprofissionais e biomédico-centradas, bem como escassez de capacitação e educação permanente. As facilidades destacadas referem-se ao estímulo do trabalho em equipe e colaborativo, troca de experiências entre as diferentes profissões, desenvolvimento de habilidades de liderança, bem como maior aproximação e vínculo com a comunidade. Portanto, apesar do avanço das práticas interprofissionais, existem dificuldades em implementar a interprofissionalidade de forma efetiva, sistematizada e ampliada na rede de assistência à saúde.

Palavras-chave

Educação Interprofissional, Atenção Primária à Saúde, Relações Interprofissionais, Revisão.

Autor(a) Correspondente
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