FACILIDADES E DIFICULDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Tayná Martins de Medeiros
Medeiros, Tayná Martins de
Marcela Eduarda Gomes Grande
Grande, Marcela Eduarda Gomes
Phaola Micaela Medeiros
Medeiros, Phaola Micaela
Heloanny Karlla de Medeiros Almeida
Almeida, Heloanny Karlla de Medeiros
Arthur Barbosa Palmeira Limeira
Limeira, Arthur Barbosa Palmeira
Cristyanne Samara Miranda Holanda da Nóbrega
Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da
Jéssica Dantas de Sá Tinoco
Tinoco, Jéssica Dantas de Sá
Gilmara Celli Maia de Almeida
Almeida, Gilmara Celli Maia de
28/04/2021
242-254
21
SAÚDE COLETIVA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO
A Educação Interprofissional (EIP) é um importante subsídio para um processo de trabalho mais integrado, qualificado e resolutivo para a comunidade. No entanto, há dificuldades para sua implementação na atenção à saúde e incorporação das competências colaborativas às práticas desenvolvidas pelos profissionais. Assim, objetiva-se, a partir de uma revisão integrativa, identificar as facilidades e dificuldades para implementação da educação interprofissional na atenção básica em saúde. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados SciELO, PubMed/MEDLINE, Scopus e a Biblioteca Virtual em Saúde. Foi utilizada a seguinte estratégia de busca: Interprofessional Relations AND Primary Health Care AND Interprofessional Education. Como critérios de inclusão foram considerados artigos completos, publicados em português e/ou inglês, entre os anos de 2015 a 2020, em periódicos nacionais ou internacionais e que retratam as dificuldades e facilidades da implementação da EIP na atenção primária à saúde. Foram encontrados 44 artigos, sendo selecionados 8 para a revisão. As principais barreiras foram relativas a dificuldades de comunicação, falta de integração da equipe, resistência do profissional com ênfase no desenvolvimento de práticas uniprofissionais e biomédico-centradas, bem como escassez de capacitação e educação permanente. As facilidades destacadas referem-se ao estímulo do trabalho em equipe e colaborativo, troca de experiências entre as diferentes profissões, desenvolvimento de habilidades de liderança, bem como maior aproximação e vínculo com a comunidade. Portanto, apesar do avanço das práticas interprofissionais, existem dificuldades em implementar a interprofissionalidade de forma efetiva, sistematizada e ampliada na rede de assistência à saúde.
Educação Interprofissional, Atenção Primária à Saúde, Relações Interprofissionais, Revisão.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.