EXPLORANDO NOTÍCIAS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA ENSINO DE ASTRONOMIA E MATEMÁTICA NO CICLO FUNDAMENTAL II

Code: 201202421
Downloads
24
Views
4
Compartilhe
Título

EXPLORANDO NOTÍCIAS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA ENSINO DE ASTRONOMIA E MATEMÁTICA NO CICLO FUNDAMENTAL II

Autores(as):
  • Amanda Cristina Tedesco Piovezan

  • Leandro Daros Gama

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201202421
    Publicado em

    04/02/2021

    Páginas

    655-668

    Capítulo

    42

    Resumo

    Discutem-se, inicialmente, alguns aspectos vantajosos em construir um diálogo entre arealidade que excede os muros da escola e o conhecimento científico que esta promove,explorando-se o uso de notícias de temática científica na sala de aula. Com base nessa discussãoe no questionamento da representação, no senso comum, da matemática e das ciências naturaiscomo inacessíveis a grande parte do público, propomos o exemplo de uma situação de ensinona qual a participação de equipes de estudantes são convidados a discutir o conteúdo de umanotícia, no intuito de que, ao se explorar múltiplas habilidades, cada estudante tenha maiorprobabilidade de reconhecer-se capaz de contribuir e, consequentemente, possa encontrar-semais próximo da percepção de que essas áreas do conhecimento não lhe são inalcançáveis. Osproblemas e as questões propostas envolvem textos midiáticos nos quais conceitos científicossão tratados incorretamente ou de forma sensacionalista, no intuito de se contribuir para que osalunos ampliem sua percepção da necessidade de se questionar a confiabilidade das fontes deinformação. O intuito de tal proposta é oferecer um exemplo concreto de como textosjornalísticos podem ser parte da problematização em uma aula. Não pretende ser um roteirofixo de uma sequência didática, mas uma sugestão de atividade a ser adaptada e aplicada pordocentes do Ensino Fundamental II, pelo que os autores esperam incentivar a que os resultadosentão obtidos sejam publicados em relatos de experiências.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Ensino de Matemática, Ensino de Ciências, , Situação de ensino.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.