EXPLORANDO A POTENCIALIDADE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA DA POPULAÇÃO

Code: 201202566
37
13
Título

EXPLORANDO A POTENCIALIDADE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA DA POPULAÇÃO

Autores(as):
  • Alan Junior Severo

    Severo, Alan Junior

  • Pedro Paixão Borges

    Borges, Pedro Paixão

DOI
10.37885/201202566
Publicado em

04/02/2021

Páginas

705-719

Capítulo

45

Resumo

A pandemia de Covid-19 vem mostrando que, de forma geral, a população ainda mostra dificuldades em compreender dados estatísticos veiculados nos mais variados meios de comunicação. Nesse sentido, observa-se a necessidade do desenvolvimento e do uso de estratégias e metodologias que promovam a literacia estatística na população, dentro e fora da sala de aula. A partir desse cenário, é fundamental refletir de que forma tais dados disponibilizados diariamente podem ser úteis para o professor e consistir em subsídios interessantes para a formação de cidadãos letrados estatisticamente. Levando em conta essas preocupações, são apresentados dois problemas autorais fazendo uso de dados epidemiológicos divulgados na mídia, considerados pertinentes a partir do referencial teórico adotado neste trabalho e o que sugerem as mais atuais pesquisas em Educação Estatística. Pretendemos, assim, discutir conceitos e procedimentos estatísticos em um contexto próximo do professor e do estudante, o que pode contribuir para um aumento da motivação e interesse dos envolvidos. Para a organização do trabalho com os referidos problemas, propomos a utilização da metodologia de Resolução de Problemas segundo o Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP). Essa metodologia será apresentada a partir da discussão dos problemas, tendo como objetivo a construção de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno seja protagonista na construção de novos conhecimentos.

Palavras-chave

Resolução de Problemas; Educação Estatística; Literacia Estatística

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.