EXPERIMENTOS REMOTOS NO ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: POSSIBILIDADES PARA TEMPOS DE PANDEMIA

Code: 221211257
10
0
Título

EXPERIMENTOS REMOTOS NO ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: POSSIBILIDADES PARA TEMPOS DE PANDEMIA

Autores(as):
  • Leonardo Tadeu Vieira

    Vieira, Leonardo Tadeu

  • Raíssa Montenegro Gomes E Martíns

    Martíns, Raíssa Montenegro Gomes e

  • Nádia Priscila De Oliveira Almeida

    Almeida, Nádia Priscila de Oliveira

  • Luciana Rocha Queiroz

    Queiroz, Luciana Rocha

  • Roberto Harrysson Tolentino Braga

    Braga , Roberto Harrysson Tolentino

  • André Wilson Nazareth Veloso

    Veloso, André Wilson Nazareth

DOI
10.37885/221211257
Publicado em

29/12/2022

Páginas

165-181

Capítulo

12

Resumo

Objetivo: O presente trabalho visou estimular os alunos de graduação em psicologia a criarem os seus próprios experimentos para a prática da disciplina de Análise Experimental do Comportamento (AEC). Para tal, eles trabalharam com os seus animais domésticos, investigaram sobre a sua espécie, criaram o ambiente experimental, as etapas do experimento e redigiram um relatório científico. Esta proposta partiu da necessidade de revisão do ensino da AEC apontada na literatura, devido a situações como aversão aos ratos, maior rigor ético na experimentação animal, custos de um laboratório tradicional e a lacuna entre o aprendizado da AEC e sua aplicabilidade. Resultados: Os alunos desenvolveram habilidades de “investigar para conhecer” o seu sujeito, explorar o ambiente, observar comportamentos básicos, manipular contingências para criar o ambiente experimental e as etapas do experimento, identificar erros, modelar um novo comportamento e escrever um relatório científico. Isso aproxima os alunos de um contexto clínico real onde as contingências não são “tão controladas” e “prontas” como no laboratório tradicional. Conclusão: A prática da Análise Experimental do Comportamento (AEC) pode ser desenvolvida de forma remota, fora do laboratório tradicional da AEC, quando essa se fizer necessária, como na pandemia da covid-19. Pode ser oferecida neste formato também quando se deseja expor os alunos a um novo contexto de desenvolvimento do pensamento científico básico e de habilidades experimentais. Novos estudos devem ser desenvolvidos para aprimorar esta proposta.

Palavras-chave

Ensino a distância. Condicionamento. Análise experimental. Comportamento. Covid-19.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.