EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: ESTRATÉGIAS PARA A MELHORIA DO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: ESTRATÉGIAS PARA A MELHORIA DO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Giovani Luz Andrade
Jean Barbosa Pessoa
Ferdinand Martins da Silva
Walmir Belinato
26/02/2022
123-131
7
O presente trabalho relata uma experiência realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com estudantes do 2° ano do curso médio-técnico de uma instituição pública, a qual consistiu em demonstrar, por meio de Experimentos de Baixo Custo, conteúdos desenvolvidos em sala de aula, visando melhorar o desempenho e o interesse dos alunos em Física. Após a formação de grupos, foi realizada a construção de experimentos abordando os conteúdos de Oscilações e Ondas, a exemplo de um Pêndulo Simples e um Oscilador Massa-Mola, com o objetivo de determinar o valor aproximado da gravidade local e o valor aproximado da constante elástica da mola. Posteriormente, os alunos fizeram a apresentação constando de uma introdução teórica, equações utilizadas, o experimento em funcionamento e a forma de obtenção dos resultados. Após a apresentação, foi aplicado um questionário abordando aspectos sobre o conteúdo estudado, a aplicação e a utilidade das ferramentas construídas, com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos e também a metodologia de ensino utilizada. Os resultados mostraram que houve um bom desempenho dos alunos, tanto na assimilação dos conteúdos didáticos, na construção e apresentação dos experimentos, quanto na avaliação aplicada. Tudo isso nos leva a afirmar que a experimentação pode se constituir uma ferramenta importante para o ensino de Ciências, em particular de Física.
Ler mais...Experimentos de Baixo Custo, Metodologias de Ensino, Ensino de Física.
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