EXPERIMENTO GEOMÉTRICO: USANDO A INTERDISCIPLINARIDADE PARA CALCULAR ALTURAS INACESSÍVEIS

Code: 221010662
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Título

EXPERIMENTO GEOMÉTRICO: USANDO A INTERDISCIPLINARIDADE PARA CALCULAR ALTURAS INACESSÍVEIS

Autores(as):
  • Emanuely Alencar de Melo de Paula

    De Paula, Emanuely Alencar de Melo

  • GessanaGessana Maria Boaventura Mota

    Mota, Gessana Maria Boaventura

  • Alba Valeria da Silva Machado Vidal

    Vidal, Alba Valeria da Silva Machado

DOI
10.37885/221010662
Publicado em

14/12/2022

Páginas

11-24

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Investigar a aprendizagem de forma interdisciplinar a respeito do estudo das semelhanças de triângulos e sua aplicação na prática. Métodos: Por meio de um estudo de caso, o presente trabalho trata do ensino de Geometria e como a interdisciplinaridade pode colaborar, efetivamente, no processo de aprendizagem de um público alvo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Para tanto, a coleta de dados dos resultados do experimento geométrico, que propunha a medição de um coqueiro da escola, foi por meio de um questionário inicial e um final e um relato pessoal das experiências vividas escrito em um mural virtual (Padlet), visualizado e compartilhado com toda a comunidade educativa. Resultados: Verificamos que após a aplicação prática do experimento geométrico houve uma melhora no entendimento do conceito. Podemos verificar também que a maioria dos alunos responderam de forma correta a outra questão do questionário final que nos mostrou que o conceito de semelhança de triângulos foi corretamente utilizado. Conclusão: A implicação deste estudo é que a Geometria aplicada numa visão interdisciplinar dentro de um contexto real e significativo potencializou o interesse pelos conteúdos propostos e a motivação para a aprendizagem da matemática.

Palavras-chave

Ensino de Matemática, Interdisciplinaridade, Experimento geométrico, Teorema de Tales.

Autor(a) Correspondente
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