EXPERIMENTO GEOMÉTRICO: USANDO A INTERDISCIPLINARIDADE PARA CALCULAR ALTURAS INACESSÍVEIS
Emanuely Alencar de Melo de Paula
De Paula, Emanuely Alencar de Melo
GessanaGessana Maria Boaventura Mota
Mota, Gessana Maria Boaventura
Alba Valeria da Silva Machado Vidal
Vidal, Alba Valeria da Silva Machado
14/12/2022
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ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM PESQUISA - VOLUME 2
Objetivo: Investigar a aprendizagem de forma interdisciplinar a respeito do estudo das semelhanças de triângulos e sua aplicação na prática. Métodos: Por meio de um estudo de caso, o presente trabalho trata do ensino de Geometria e como a interdisciplinaridade pode colaborar, efetivamente, no processo de aprendizagem de um público alvo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Para tanto, a coleta de dados dos resultados do experimento geométrico, que propunha a medição de um coqueiro da escola, foi por meio de um questionário inicial e um final e um relato pessoal das experiências vividas escrito em um mural virtual (Padlet), visualizado e compartilhado com toda a comunidade educativa. Resultados: Verificamos que após a aplicação prática do experimento geométrico houve uma melhora no entendimento do conceito. Podemos verificar também que a maioria dos alunos responderam de forma correta a outra questão do questionário final que nos mostrou que o conceito de semelhança de triângulos foi corretamente utilizado. Conclusão: A implicação deste estudo é que a Geometria aplicada numa visão interdisciplinar dentro de um contexto real e significativo potencializou o interesse pelos conteúdos propostos e a motivação para a aprendizagem da matemática.
Ensino de Matemática, Interdisciplinaridade, Experimento geométrico, Teorema de Tales.
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