EXPERIMENTO DE FORMAÇÃO GRADUAL: O MÉTODO DE ESTUDO DA GÊNESE DOS PROCESSOS COGNOSCITIVOS DE P. YA. GALPERIN

Code: 210705486
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Título

EXPERIMENTO DE FORMAÇÃO GRADUAL: O MÉTODO DE ESTUDO DA GÊNESE DOS PROCESSOS COGNOSCITIVOS DE P. YA. GALPERIN

Autor(a):
  • Andréa Maturano Longarezi

    Longarezi, Andréa Maturano

DOI
10.37885/210705486
Publicado em

13/08/2021

Páginas

24-62

Capítulo

2

Resumo

Traz como enfoque o experimento formativo gradual como método de estudo dos processos cognoscitivos, produzido por P. Ya. Galperin e demonstra como a produção teórica do autor trouxe fortes implicações metodológicas para o estudo da gênese dos processos cognitivos na criança, a formação planejada por etapas das ações mentais e dos conceitos. Assim, analisa como as contribuições do autor não se limitam à proposição de uma teoria, incluem, sobretudo, a produção de um método para a investigação no campo da psicologia: o experimento de formação gradual. Com o objetivo de estudar as contribuições do autor para o método de investigação psicológica histórico-cultural, o capítulo resulta de pesquisa teórica realizada com fontes documentais originais em russo ou traduções de P. Ya. Galperin; de psicólogos e didatas que trabalharam com ele; além de críticos e pesquisadores da escola galperiana. A análise permitiu recompor a gênese e o desenvolvimento de seu método de formação gradual, pelo movimento histórico de seus experimentos no processo de constituição da teoria da formação planejada por etapas; o que possibilitou definir o experimento de formação gradual, tal como produzido por P. Ya. Galperin, assim como revelar o entremear do método de investigação galperiano ao método de educação desenvolvimental que daí emerge, apresentando alguns de seus experimentos, bem como as séries e etapas que compõem o experimento.

Palavras-chave

P. Ya. Galperin; Experimento de formação gradual; Método de estudo; Processos cognitivos.

Autor(a) Correspondente
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