EXPERIMENTAÇÕES DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE O MUNDO

Code: 240115586
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Título

EXPERIMENTAÇÕES DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE O MUNDO

Autores(as):
  • Carolina Picoli Dos Santos De Oliveira

    Oliveira, C.

  • Monise Gomes Serpa

    Serpa, M.

  • Maria Luisa Oliveira Da Cunha

    Cunha, M.

DOI
10.37885/240115586
Publicado em

01/03/2024

Páginas

131-150

Capítulo

9

Resumo

A Dança na escola vem ganhando reconhecimento e mostrando que, a partir dela, há uma contribuição importante de conhecimentos artísticos, éticos, sociais, políticos e históricos dentro da educação básica. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato da experiência de estágio na disciplina de Docência em Dança Infantil, do curso de licenciatura em dança da UFRGS realizado em uma associação educacional municipal da cidade de Porto Alegre-Rs. Uma das linhas condutoras do trabalho foram os processos criativos em Dança instigados a partir de propostas que alcançassem diferentes qualidades para as movimentações livres trazidas pelas crianças. Participaram deste trabalho crianças de 4 e 5 anos, durante 2 meses. Com elas, foram construídas partituras de movimentos colaborativos entre a turma e as professoras, assim como a experiência da apresentação e da apreciação estética em Dança. No processo de composição, associação da expressividade e da forma na dança oportunizou as experimentações corporais, movimentos livres, improvisos, sequências de movimentos, ritmo musical e a vinculação de qualidades e intenções aos movimentos. Assim, entendemos que o ensino da Dança na Educação infantil pode contribuir no processo de autonomia da criança, pelo protagonismo em dançar a sua dança, reconhecendo também a dança do outro, as suas diversas formas de manifestação e de interação, assim como a produção de sentido.

Palavras-chave

Dança, Educação, Expressividade, Improvisação, Composição

Autor(a) Correspondente
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