EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E OSTRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UMA PRÁTICACOLABORATIVA DE INVESTIGAÇÃO

Code: 210604904
18
7
Título

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E OSTRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UMA PRÁTICACOLABORATIVA DE INVESTIGAÇÃO

Autores(as):
  • Cleitor Jacob Konrad

    Konrad, Cleitor Jacob

  • Everton Bedin

    Bedin, Everton

DOI
10.37885/210604904
Publicado em

01/07/2021

Páginas

14-26

Capítulo

1

Resumo

O presente trabalho descreve uma atividade experimental desenvolvida em uma turma de 3º ano do curso técnico em química integrado ao ensino médio em uma escola da rede estadual, localizada na Cidade de Dois Irmãos/RS. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma prática experimental a partir dos três momentos pedagógicos, com a finalidade de tornar o ensino de ciências (química orgânica) mais atrativo quando desenvolvido na prática. Os dados, que foram coletados por meio da observação da prática experimental, da discussão entre pares e da aplicação de um questionário diretivo aos alunos, após interpretados foram analisados a partir de teóricos. A atividade desenvolvida instigou a participação ativa dos alunos, apontando um resultado satisfatório quanto ao entendimento dos alunos em relação aos conceitos de polaridade nas moléculas orgânicas.

Palavras-chave

Experimentação, Três Momentos Pedagógicos, Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.