EXPERIÊNCIAS MUSICAIS E INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES E MUSICOTERAPEUTAS

Code: 220910026
16
7
Título

EXPERIÊNCIAS MUSICAIS E INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES E MUSICOTERAPEUTAS

Autores(as):
  • Liliam Cafiero Ameal

    AMEAL, Lìliam Cafiero

  • Gunnar Glauco de Cunto Taets

    TAETS, Gunnar Glauco de Cunto

  • Alfred Sholl-Franco

    SHOLL-FRANCO, Alfred

DOI
10.37885/220910026
Publicado em

01/10/2022

Páginas

68-82

Capítulo

5

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção de educadores e musicoterapeutas sobre a utilização de experiências musicais para inclusão de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). Metodologia: foi realizada uma pesquisa de campo descritivo-exploratória no período de março de 2016 a março de 2017 na qual participaram 63 professores de ensino básico, 59 professores de música, 35 profissionais em educação (não professores) e 25 musicoterapeutas, totalizando 182 participantes. Resultado: 177 (97,3%) dos participantes afirmam que a utilização de experiências musicais é importante no processo de inclusão de crianças e adolescentes com TEA; 181 (99,2%) consideram que atividades musicais em grupo auxilia a inclusão; 180 (98,8%) reconhecem que música com objetivos terapêuticos contribui para a inclusão; 147 (80,7%) utilizam música para incluir e; 157 (86,1%) atestam que a música melhora a interação social em pessoas com TEA. Conclusão: segundo a percepção de educadores e musicoterapeutas, as experiencias musicais podem e devem ser utilizadas para inclusão de crianças e adolescentes com TEA desde que haja uma formação/capacitação desses profissionais. As atividades musicais funcionam como recurso eficiente para inclusão de crianças e adolescentes com TEA porque agem em conexão com o desenvolvimento dos estados emocionais contribuindo para o desenvolvimento sensorial, motor, afetivo e cognitivo.

Palavras-chave

Educação Especial, Música, Musicoterapia, Inclusão, Transtorno do espectro autista.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.