EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA POR MEIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DA UFMG.

Code: 210303560
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Título

EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA POR MEIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DA UFMG.

Autores(as):
  • Jéssica Rodrigues Ribeiro

    Ribeiro, Jéssica Rodrigues

  • Patrícia Laranjo Mello

    Mello, Patrícia Laranjo

DOI
10.37885/210303560
Publicado em

02/06/2021

Páginas

255-268

Capítulo

17

Resumo

Neste artigo serão expostas as experiências e perspectivas perante a imersão à docência em matemática, pela Universidade Federal de Minas Gerais. As autoras ao ingressarem em projetos extensionistas definem as metodologias utilizadas e visam como as mesmas agregam em aula tanto para o docente quanto para o discente. Sabemos que a Matemática tem um conceito enraizado de algo negativo, o objetivo então é relatar maneiras de como quebrar tal conceito, de forma que torne a Matemática uma disciplina prazerosa para os estudantes, através de problemas e jogos. É necessário que o docente entenda, primeiramente, qual será o foco dele ao aplicar as metodologias, resolução de problemas e uso do material concreto, para que assim a aplicabilidade em sala o auxilie no desenvolvimento da aula. Olhando positivamente, a troca de experiências tem um grande papel para a formação, como professor ou corpo discente. Nesse contexto, é fundamental que os estudantes sejam estimulados a discutir sobre as estratégias utilizadas nas atividades, observar regularidades, formular “conjecturas” e socializar cada uma das etapas vivenciadas e, de um mesmo modo, é fundamental que o corpo docente também faça tais discussões entre si.

Palavras-chave

Matemática; Metodologias; Formação docente; Experiências e Perspectivas.

Autor(a) Correspondente
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