EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO DE BIOLOGIA E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E SEUS DESAFIOS NO SISTEMA MODULAR DE ENSINO (SOME)

Code: 221110745
13
0
Título

EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO DE BIOLOGIA E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E SEUS DESAFIOS NO SISTEMA MODULAR DE ENSINO (SOME)

Autores(as):
  • Solange Barbosa Quaresma

    Quaresma, Solange Barbosa

  • Manoel Leão Lopes Junior

    Lopes Junior, Manoel Leão

  • Manolo Cleiton Costa Freitas

    Freitas, Manolo Cleiton Costa

  • Ana Carolina Gomes De Albuquerque Freitas

    Freitas, Ana Carolina Gomes de Albuquerque

  • Marivaldo José Costa Corrêa

    Corrêa, Marivaldo José Costa

  • Lourivaldo Da Silva Santos

    Santos, Lourivaldo da Silva

  • Railda Neyva Moreira Araújo

    Araújo, Railda Neyva Moreira

  • Luely Oliveira Silva

    Silva, Luely Oliveira

  • Wandson Braamcamp De Souza Pinheiro

    Pinheiro, Wandson Braamcamp de Souza

DOI
10.37885/221110745
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1355-1374

Capítulo

90

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

Este artigo visa contribuir com experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará- UFPA, Campus Cametá, nas áreas de Biologia e Química trabalhadas no Sistema Modular de Ensino (SOME) em uma escola pública no município de Igarapé Miri PA. Considera-se importante essa aproximação com o mundo escolar, pois temos a oportunidade de presenciar na prática as dificuldades no processo ensino aprendizagem que as escolas ribeirinhas enfrentam. A inserção na sala de aula permitiu sentir o prazer da docência e ao mesmo tempo os desafios a serem encontrados pela frente, destacadamente o tempo estipulado para cada aula e o perfil dos alunos, pois os mesmos vêm de várias comunidades distante pois na sua localidade não há escola que ofereça o ensino médio. Nesse sentido entendemos que o ensino médio no campo não está conseguindo atender as necessidades dos educandos, pois precisa criar um planejamento pedagógico e coragem para inovar tanto o entusiasmo dos alunos como fortificar um currículo interdisciplinar que consiga atender as necessidades das escolas rurais.

Palavras-chave

Educação do Campo, Estágio supervisionado II, Ensino de Biologia e Química, Sistema Modular de Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.