EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO DE BIOLOGIA E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E SEUS DESAFIOS NO SISTEMA MODULAR DE ENSINO (SOME)
Solange Barbosa Quaresma
Quaresma, Solange Barbosa
Manoel Leão Lopes Junior
Lopes Junior, Manoel Leão
Manolo Cleiton Costa Freitas
Freitas, Manolo Cleiton Costa
Ana Carolina Gomes De Albuquerque Freitas
Freitas, Ana Carolina Gomes de Albuquerque
Marivaldo José Costa Corrêa
Corrêa, Marivaldo José Costa
Lourivaldo Da Silva Santos
Santos, Lourivaldo da Silva
Railda Neyva Moreira Araújo
Araújo, Railda Neyva Moreira
Luely Oliveira Silva
Silva, Luely Oliveira
Wandson Braamcamp De Souza Pinheiro
Pinheiro, Wandson Braamcamp de Souza
29/12/2022
1355-1374
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Este artigo visa contribuir com experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará- UFPA, Campus Cametá, nas áreas de Biologia e Química trabalhadas no Sistema Modular de Ensino (SOME) em uma escola pública no município de Igarapé Miri PA. Considera-se importante essa aproximação com o mundo escolar, pois temos a oportunidade de presenciar na prática as dificuldades no processo ensino aprendizagem que as escolas ribeirinhas enfrentam. A inserção na sala de aula permitiu sentir o prazer da docência e ao mesmo tempo os desafios a serem encontrados pela frente, destacadamente o tempo estipulado para cada aula e o perfil dos alunos, pois os mesmos vêm de várias comunidades distante pois na sua localidade não há escola que ofereça o ensino médio. Nesse sentido entendemos que o ensino médio no campo não está conseguindo atender as necessidades dos educandos, pois precisa criar um planejamento pedagógico e coragem para inovar tanto o entusiasmo dos alunos como fortificar um currículo interdisciplinar que consiga atender as necessidades das escolas rurais.
Educação do Campo, Estágio supervisionado II, Ensino de Biologia e Química, Sistema Modular de Ensino.
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