EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO NOROESTE DE MINAS GERAIS

Code: 230914577
5
0
Título

EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO NOROESTE DE MINAS GERAIS

Autores(as):
  • Franciellen Morais-costa

    MORAIS-COSTA, F.

  • Otávio Cardoso Filho

    CARDOSO FILHO, O.

  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    FINELLI, L. A. C.

  • Ângela Cristina Rodrigues Da Silva

    SILVA, A. C. R.

DOI
10.37885/230914577
Publicado em

30/10/2023

Páginas

8-20

Capítulo

1

Resumo

O presente relato considera a revisão de um Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior e a partir desse, a implementação de metodologias ativas para o ensino de futuros docentes. A análise considera os eixos temáticos: B que discute a Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e D que considera o Estágio Supervisionado, organizados nas diversas disciplinas para a formação prática. A proposta objetivou implementar metodologia de construção de roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva. A prática de reorganização das atividades didáticas iniciou-se no ano de 2019, e posteriormente foi atravessada pela necessidade de adaptação para modelo remoto, em função da pandemia de Covid-19. Os resultados iniciais, que se mostraram exitosos, incentivaram a manutenção dos ajustes, e assim, a adoção de um novo formato de ensino híbrido para a continuidade das atividades durante os anos de 2022 e 2023. Observou-se que a cada realização das atividades práticas, o grupo de pesquisa tinha a oportunidade de refletir sobre os ganhos e limitações da execução, e assim a metodologia foi refinada para a proposta atual. Acreditamos que tal exposição torna clara que a adoção de novas metodologias, em especial no formato do ensino híbrido, apresenta-se como um caminho viável para a melhoria da formação de acadêmicos e, consequentemente, de estudantes, o que justifica sua implementação.

Palavras-chave

Didática Reflexiva, Licenciatura, Metodologias Ativas, Projeto Pedagógico do Curso, Roteiros de Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.