EXPERIÊNCIAS DE TRANSGENERIDADE NA INFÂNCIA A PARTIR DAS NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS TOMBOY (2011) E MA VIE EN ROSE (1997)

Code: 220107249
4
2
Título

EXPERIÊNCIAS DE TRANSGENERIDADE NA INFÂNCIA A PARTIR DAS NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS TOMBOY (2011) E MA VIE EN ROSE (1997)

Autores(as):
  • Claudia Ximenez Alves

    Alves, Claudia Ximenez

  • Leiriane Jenifer Souza Gloor

    Gloor, Leiriane Jenifer Souza

DOI
10.37885/220107249
Publicado em

26/02/2022

Páginas

190-205

Capítulo

15

Resumo

O presente artigo pretende discutir o conceito de transgeneridade na infância através de dois personagens transgêneros infantis do universo cinematográfico. Após observarmos uma ausência de abordagem, em disciplinas e no Projeto Pedagógico de um Curso de Pedagogia, de temas que tratassem da construção da identidade de gênero e mais particularmente sobre possibilidades de experiências de transgeneridade na infância, nos interessamos pelo estudo sobre questões que envolvem a construção da identidade de gênero e a transgeneridade na infância a partir da contribuição de narrativas cinematográficas Tomboy (2011) e Ma Vie En Rose (1997). Diante da escassez de literatura sobre a transgeneridade na infância e discursos possíveis sobre crianças transgênero, propomos um Mini-Curso para sete sujeitos, cinco estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública do Paraná, uma Professora Licenciada em Matemática e uma Professora Licenciada em Língua Portuguesa da Rede Pública de Ensino envolvendo a exibição e a discussão dos referidos filmes, no espaço acadêmico, para que abordássemos sobre como é vista a criança transgênero e como a mesma é representada no cinem. Entre outros resultados, concluimos que filmes que retratam crianças transgênero contribuem para que educadores possam ampliar a compreensão acerca da diversidade, dos direitos humanos, especialmente diante da possibilidade da transgeneridade na infância.

Palavras-chave

Transgeneridade, Gênero, Infância, Crianças transgênero.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.