EXPERIENCIAR PARA APRENDER CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA RURAL DA FLONA DE CAXIUANÃ, MELGAÇO-PA
EXPERIENCIAR PARA APRENDER CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA RURAL DA FLONA DE CAXIUANÃ, MELGAÇO-PA
Raimunda do Socorro Miranda
Everton Jonh Miranda
Gleiciane Leal Pinheiro
31/03/2022
24-36
2
No processo de construção de conhecimento em ciências da natureza as atividades práticas experimentais são importantes fonte de informação. Quando a experimentação é desenvolvida de forma contextualizada e desafia os alunos na busca de explicações para o objeto de conhecimento, pode favorecer a participação ativa dos alunos criando oportunidades de aprendizagem. Neste relato compartilhamos a experiência vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fazenda Laranjal, localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã. Em uma realidade escolar marcada pela escassez de recursos, a experimentação com materiais alternativos e de baixo custo conseguiu oportunizar de forma mais abrangente espaço para que os estudantes participassem ativamente em seus processos de aprendizagem. Esperamos que este relato inspire outros docentes a ampliar as oportunidades de aprendizagem por meio da experimentação.
Ler mais...Ensino, Ciências, Experimentação, Flona de Caxiuanã, Marajó.
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.