EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR PARA O RIO CAPIBARIBE

Code: 220107365
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Título

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR PARA O RIO CAPIBARIBE

Autor(a):
  • Carmem Lúcia do Amaral

    Amaral, C.L.

DOI
10.37885/220107365
Publicado em

26/02/2022

Páginas

268-275

Capítulo

21

Resumo

Este trabalho propõe uma representação pedagógica, histórica e poética do rio Capibaribe, que é um dos símbolos mais importantes do Estado de Pernambuco. O estudo mostra um relato de uma experiência pedagógica desenvolvida na Escola São Francisco de Assis (Rede Estadual) e no projeto EDUCA-PE (oferecido pela secretaria de Educação e esportes de Pernambuco) e também faz uma revisão bibliográfica sobre o tema. O objetivo deste estudo é inserir a proposta de educação ambiental na escola, criando um espaço de reflexão em torno desta temática, despertando no jovem o seu desafiador papel de gestor e protetor dos recursos naturais. Para este fim, empregamos duas metodologias, primeiro realizamos um encontro virtual com os alunos do ensino médio, para falar sobre o rio Capibaribe, suas águas e sua história. Nesta aula propomos aos alunos a criação de frases, onde os mesmos pudessem declarar o seu amor ao rio. Como resultado deste projeto tivemos lindas frases que colocamos em votação no instagran e a frase mais votada teve como premiação um passeio de barco pelas águas do Capibaribe. Posteriormente ocorreu a gravação da aula “Educação Ambiental: um novo olhar para o rio Capibaribe” (no projeto Papo Científico do Educa-PE), transmitida para todos os estudantes da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, com o propósito de resgatar a relação do homem com os ambientes naturais.

Palavras-chave

Educação ambiental, Experiência pedagógica, Meio ambiente.

Autor(a) Correspondente
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