EXPERIÊNCIA COM USO DE UMA WEBQUEST PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2º GRAU

Code: 201202551
31
9
Título

EXPERIÊNCIA COM USO DE UMA WEBQUEST PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2º GRAU

Autores(as):
  • Rosana Maria Luvezute Kripka

    Kripka, Rosana Maria Luvezute

  • Luana Danelli da Silva

    Silva, Luana Danelli da

  • Eduarda Cericato Ferrareze

    Ferrareze, Eduarda Cericato

DOI
10.37885/201202551
Publicado em

04/02/2021

Páginas

285-304

Capítulo

18

Resumo

Na atual sociedade do conhecimento, os professores tem sido desafiados a buscarem soluções construtivas para usos adequados de recursos tecnológicos digitais para o ensino escolarizado. Essa necessidade se tornou mais evidente com a pandemia da COVID-19, iniciada em 2020, a qual obrigou a maioria dos professores a buscarem soluções alternativas para o ensino remoto. Dentre inúmeros recursos tecnológicos digitais se destaca a WebQuest, que é uma alternativa pedagógica que visa promover uma investigação orientada e que permite explorar diferentes estratégias de ensino e de aprendizagem em diversas áreas e, de modo especial, na matemática. Apresenta-se, nesse trabalho, indicativos de uma experiência vivenciada com o uso de uma WebQuest desenvolvida para abordagem de equações de 2º grau. A WebQuest utilizada foi elaborada por um grupo de pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF) e aplicada para estudantes do 9º ano de uma escola privada do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 10 aulas, no laboratório de informática da escola, nas quais participaram 15 estudantes. Durante esse processo, os estudantes tiveram acesso a um ambiente diferenciado, onde utilizaram diferentes tecnologias digitais, o que favoreceu suas mudanças de posturas em relação ao processo de aprendizagem. Concluiu-se que usar a WebQuest para propiciar o ensino e a aprendizagem de equações de 2º grau foi uma alternativa viável pois possibilitou aos estudantes: despertar os interesses por meio dos recursos disponibilizados; estimular a autonomia, a participação ativa e interativa na construção dos próprios conhecimentos, e, ao professor, possibilitou atuar como um mediador na construção do conhecimento.

Palavras-chave

Ensino e Aprendizagem, Educação Matemática, Tecnologias Digitais. WebQuest.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.