EXERCÍCIO DOCENTE: DESAFIOS METODOLÓGICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENFRENTADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Code: 221211135
8
0
Título

EXERCÍCIO DOCENTE: DESAFIOS METODOLÓGICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENFRENTADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores(as):
  • Alcemir Horácio Rosa

    Rosa, Alcemir Horácio

  • Francisco Willan Costa Dos Santos

    Santos, Francisco Willan Costa dos

  • Daniel Nascimento-e-silva

    Nascimento-e-Silva, Daniel

  • Marcus Marcelo Silva Barros

    Barros, Marcus Marcelo Silva

DOI
10.37885/221211135
Publicado em

29/12/2022

Páginas

73-86

Capítulo

6

Resumo

O presente trabalho consiste em identificar os principais desafios metodológicos enfrentados pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Levanta uma discussão sobre o tema em seu ponto mais crítico da ação docente, em sala de aula: a adequação dos métodos e técnicas de ensino à realidade dos alunos dessa modalidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores nas práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos nas escolas. Como objetivos específicos: identificar as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula, investigar métodos e práticas, materiais didáticos e pedagógicos no ensino e aprendizagem de jovens e adultos e os desafios no ensino disciplinar na EJA. Diferentemente daquelas vinculadas ao ensino fundamental inicial de crianças e adolescentes, no ensino regular, buscamos perceber por meio de pesquisas qualitativas e estudos bibliográficos, voltados para o tema, os avanços ao longo da história da EJA no Brasil, como , as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a EJA, as conferências internacionais e o Plano Nacional de Educação, propostas que consideram as especificidades de jovens e adultos, dando um olhar mais subjetivo ao tratamento dos conteúdos em relação aos anseios dos alunos da EJA. A educação de jovens e adultos é caracterizada por pouco tempo para trabalhar o conteúdo e um número reduzido de aulas para trabalhar os conceitos de forma plena e completa, em comparação com alunos da educação básica que cursam seu nível de ensino no tempo considerado correto. Os resultados mostraram que os professores enfrentam dificuldades metodológicas para atingir o público da EJA, e isso se deve a: 1) pouca disponibilidade de tempo dos alunos, 2) curta duração do curso, 3) falta de motivação dos alunos, 4) falta de metodologias próprias para o EJA, e, 5) desconsideração das aulas do EJA coma realidade de vida dos alunos.

Palavras-chave

EJA, Dificuldades Metodológicas de Ensino, Professor.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.