“EU NÃO SOU UM PROFESSOR REFLEXIVO!” : FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTICOLONIAL

Code: 210303432
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Título

“EU NÃO SOU UM PROFESSOR REFLEXIVO!” : FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTICOLONIAL

Autor(a):
  • Guilherme Wagner

    Wagner, Guilherme

DOI
10.37885/210303432
Publicado em

02/06/2021

Páginas

246-254

Capítulo

16

Resumo

A epistemologia da prática profissional na formação de professores, ancorada nos trabalhos de Schön (1997; 2000), Tardiff (2000; 2002), Perrenoud (2002) e Shulman (1986; 2014), se mostra dominante no campo da Educação Matemática nos primeiros anos do século XXI (FIORENTINI, PASSOS & LIMA,2016). Não obstante, essas perspectivas de formação docente vêm reforçadas na última cartilha para formação dos professores do governo federal (CNE/MEC, 2019). Desta forma, a proposta desse artigo é de criticar tais perspectivas demonstrando como elas precarizam a prática docente e constituem uma perspectiva superficial e teoricamente rebaixada dos objetivos educacionais do ensino da matemática. Em suma, a epistemologia da prática da formação de professores que ensinam matemática é um projeto colonial e que reforça, via política educacional, as relações neocoloniais do colonialismo do saber na Educação Matemática (GIRALDO & FERNANDES, 2019), aprisionando as possibilidades da educação na prática alienada e fetichizada do cotidiano escolar, ao mesmo tempo que exerce um recuo teórico e uma negação do conhecimento filosófico e acumulado do professor em detrimento da prática corrente de sala de aula. Por outro lado, seguindo o percurso de crítica dialética, ao mesmo tempo negamos determinados pressupostos buscamos demonstrar como suas potencialidades já estão presentes em outros, num movimento positivo da crítica. Nesse quesito, buscaremos elementos para pensar não a prática docente, mas a práxis docente enquanto uma atividade pedagógica com fins objetivos definidos desde os fundamentos de uma Educação Matemática Anticolonial (WAGNER & SILVEIRA, 2019).

Palavras-chave

Educação Matemática Anticolonial. Formação Docente. Epistemologia da Prática. Práxis Docente.

Autor(a) Correspondente
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