ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO
Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva
Silva, Maria do Socorro Lucinio da Cruz
Suely Dulce de Castilho
Castilho, Suely Dulce de
31/10/2021
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Este trabalho apresenta dados parciais de uma pesquisa de doutorado que está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT/Cuiabá). O contexto da pesquisa são duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso, localizadas nas comunidades quilombolas de Abolição e Mata Cavalo. Participaram da pesquisa quatro professores de Matemática das escolas localizadas nas referidas comunidades. Os métodos utilizados na pesquisa são a pesquisa-ação, como embasamento metodológico para a proposta de formação docente sobre a Etnomatemática que será ofertada aos sujeitos da pesquisa, e a etnografia, que fornecerá os subsídios metodológicos necessários para as análises das informações levantadas. O objetivo da pesquisa é descrever e analisar os processos formativos que permeiam essa formação docente, bem como os seus impactos nas práticas pedagógicas dos professores participantes. Os dados aqui apresentados foram levantados através de entrevista semiestruturada e se referem às informações acerca da participação dos professores em qualquer formação docente que tivesse como tema a Etnomatemática. Os resultados apontam que os professores não tiveram contato com assunto durante a sua graduação, e nem em formação continuada durante a sua experiência docente, mesmo atuando em escola quilombola, cuja legislação recomenda os pressupostos da Etnomatemática como proposta pedagógica.
Etnomatemática, Educação escolar quilombola, Formação de professores, Pesquisa-ação.
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