ESTUDO PARA O DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE SUSPENSÃO TRASEIRA DO TIPO TRAILING-ARM PARA UM MINI VEÍCULO OFF ROAD

Code: 221010698
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Título

ESTUDO PARA O DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE SUSPENSÃO TRASEIRA DO TIPO TRAILING-ARM PARA UM MINI VEÍCULO OFF ROAD

Autores(as):
  • Marcos Gonçalves Júnior

    Gonçalves Júnior, Marcos

  • Humberto Faria Rezende

    Rezende, Humberto Faria

  • Leandro De Paula Freire

    Freire, Leandro De Paula

  • Jonas Costa Dos Santos

    Santos, Jonas Costa Dos

  • Wallyson Da Silva Fortunato

    Fortunato, Wallyson Da Silva

DOI
10.37885/221010698
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1026-1037

Capítulo

68

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

A aquisição de métodos e análise de dados são necessários para estudar e analisar um sistema de suspensão traseira para um mini veículo off road. No entanto, paraque seja possível realizar o dimensionamento de todo o sistema de suspensão, é necessário a realização de pesquisas especificas sobre o tipo de suspensão a ser utilizada no veículo. A suspensão trailing-arm é tipo de suspensão independente, ou seja, o impacto exercido em uma roda não é transmitido para outra roda que está no seu mesmo eixo. Geralmente, são indicadas suspensões independes para os veículos de competição BAJA SAE, as mais utilizadas são as suspensões duplo A no sistema de suspensão dianteiro e traseiro, no entanto, esse modelo de suspensões possui um custo maior quando comparada com a suspensão trailng-arm, que geralmente é indicada para um sistema de suspensão traseiro. Para o dimensionamento do sistema de suspensão traseiro, além das pesquisas realizadas, foram utilizado software para auxiliar no nas simulações da suspensão, assim foi possível definir uma geometria de uma suspensão traseira para um mini veículo off road. A partir da definição da geometria, deu-se início aos cálculos de esforços atuantes sobre o sistema de suspensão traseiro, onde obteve-se um esforço de 1455N durante aceleração do veículo e 754N quando o veículo estiver desacelerando. Todos os cálculos realizados utilizaram dados de entradas com base no regulamento BAJA SAE Brasil. Após a realização das simulações da dinâmica da suspensão e dos cálculos atuantes, foi possível concluir dados de entrada para a realização de simulações multfísicas das bandejas da suspensão e definições dos seus diâmetros de tubos.

Palavras-chave

Suspensão traseira, Trailing-arm, Semi-trailing arm, Software, Off-road.

Autor(a) Correspondente
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