ESTUDO MULTI CASOS SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - EPT
Ronison Oliveira Da Silva
Silva, Ronison Oliveira Da
Dauana Berndt Inácio
Inácio, Dauana Berndt
Luiz Henrique Fontão
Fontão, Luiz Henrique
Daniel Nascimento-e-Silva
Nascimento-e-Silva, Daniel
01/12/2022
114-128
8
O estudo aborda a Aprendizagem Baseada em Projetos como instrumentopotencializador na educação profissional e tecnológica. No que tange aos seusprocedimentos metodológicos, o estudo primeiramente fez uso do método bibliográficoconceitual criado por Nascimento-e-Silva (2012; 2020). Trata-se de um conjunto detécnicas e métodos redacionais cuja lógica de feitura é processual. As fases queintegram este processo são: a) definição da pergunta de pesquisa; b) coleta dos dados; c)organização e análise dos dados, e; d) geração da resposta para a pergunta de pesquisa.Num segundo momento, procedeu-se com a prática da análise multicasos, a partir daspráticas de ensino e aprendizagem ocorridas no Mestrado Profissional em EducaçãoProfissional e Tecnológica de uma instituição de ensino da Região Norte do Brasil. Osresultados destas práticas consistem em artigos publicados em revistas qualificadas,produções estas que tem como cerne temático a participação social na educação. O estudo concluiu que a Aprendizagem Baseada em Projetos representa uma excelenteoportunidade de estimular o potencial criativo dos alunos no contexto da educaçãoprofissional e tecnológica (EPT), o que representa um cenário profícuo para a formaçãodo aluno cidadão, objetivo este considerado primal para as instituições de ensino nocampo da EPT.
Raciocínio. Problemas, Contextualização, Criatividade, Artigos Científicos.
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