ESTUDO DE VIABILIDADE NO DIMENSIONAMENTO DE USINAS SOLARES NOS PRINCIPAIS TERMINAIS PORTUÁRIOS BRASILEIROS COM O SISTEMA “SHORE POWER”

Code: 230212131
20
0
Título

ESTUDO DE VIABILIDADE NO DIMENSIONAMENTO DE USINAS SOLARES NOS PRINCIPAIS TERMINAIS PORTUÁRIOS BRASILEIROS COM O SISTEMA “SHORE POWER”

Autores(as):
  • Leonardo De Andrade Coutinho

    Coutinho, Leonardo De Andrade

  • Leonardo De Carvalho Vidal

    Vidal, Leonardo de Carvalho

  • Lucas De Paula Azevedo

    Azevedo, Lucas de Paula

  • Tales Cleber Pimenta

    Pimenta, Tales Cleber

  • Newton Narciso Pereira

    Pereira, Newton Narciso

DOI
10.37885/230212131
Publicado em

22/03/2023

Páginas

125-140

Capítulo

8

Resumo

Objetivo: Shore Power consiste na utilização da energia elétrica disponível nas instalações portuárias para suprir a demanda energética das embarcações durante o período em que estas encontram-se atracadas. Seu uso surge como uma alternativa menos poluente ao substituir o uso do diesel marítimo na geração de energia, evitando a queima de combustíveis fósseis na área portuária, reduzindo a concentração de gases tóxicos e partículas poluentes. Para que o resultado seja efetivo é fundamental que a matriz energética utilize uma “fonte limpa”, como é o caso da energia solar fotovoltaica.Desta forma, este estudo visa analisar o potencial da implantação de usinas fotovoltaicas para suprir as necessidades energéticas do sistema Shore Power nas principais instalações portuárias brasileiras. Métodos: para tal, esse trabalho utilizou a compilação dos dados históricos de movimentação portuária somado ao potencial de geração de energia solar nos portos de interesse para determinar a viabilidade econômica do investimento. Em particular, o porto de Santos foi estudado com mais detalhes por seu tamanho e importância no cenário nacional brasileiro. Resultados: essa comparação apontou em quais portos o investimento na tecnologia se tornaria viável mediante o volume de movimentação portuário, capacidade de geração e custo de instalação. Conclusão: A conclusão mostra que, apesar do ganho ambiental, em alguns casos, a depender doo custo da energia comercializado no mercado, o investimento pode não trazer o retorno financeiro esperado para um projeto desse porte. O último capítulo desse trabalho detalha esse comparativo.

Palavras-chave

Shore Power, Portos brasileiros, Energia solar fotovoltaica, Emissões atmosféricas, Navios.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.