ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES GRÁFICAS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM O AUXÍLIO DE APPLETS DO GEOGEBRA
Lúcia Maria Ramos da Silva Santos
Santos, Lúcia Maria Ramos da Silva
Henrique Faria Nogueira
Nogueira, Henrique Faria
Pyetra Moraes dos Santos
Santos, Pyetra Moraes dos
Lívia Azelman de Faria Abreu
Abreu, Lívia Azelman de Faria
04/02/2021
361-374
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
O estudo de funções polinomiais do 2.º grau pode ser iniciado com uma exploração geométrica. Em virtude disso, este trabalho visa apresentar o relato de experiência da aplicação de uma sequência didática sobre o estudo do comportamento do gráfico da função polinomial do 2.º grau, conhecida popularmente como função quadrática, com o auxílio de applets, elaborados pelos autores do trabalho, no software de Geometria Dinâmica GeoGebra. Na sequência didática foram trabalhadas as seguintes transformações gráficas: translação horizontal e vertical, expansão e contração vertical e reflexão em torno do eixo das abscissas. A sequência foi desenvolvida na disciplina Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro. Vale ressaltar que o uso de applets foi de extrema importância para o alcance dos objetivos da sequência didática, de modo a contribuir com a compreensão das transformações gráficas abordadas na aula.
Função quadrática; Comportamento do gráfico; Applets; GeoGebra.
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