ESTUDO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA 2011-2018
ESTUDO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA 2011-2018
Eduardo José Pereira Maia
Leine Cristina Batista Cavalcanti
Gabrielle Braz Santos Brandão
30/07/2021
212-221
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Esse trabalho tem a proposta de oferecer à sociedade e à comunidade acadêmica um panorama do perfil socioeconômico e racial dos estudantes de Geografia e Licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. O artigo é resultado de uma pesquisa maior que está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Estudo e Extensão de Grafias e Herança Africana-NEGHA da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. O objetivo central da pesquisa foi investigar a trajetória acadêmica dos alunos cotistas do Departamento de Geografia na UFRJ considerando a distribuição dos locais de origem e moradia, as categorias de inserção, adaptação e permanência. O levantamento dos dados foi realizado no período de 2017 e 2018, com questionário e entrevistas. O estudo revelou que há uma desigualdade entre os cotistas negros e não cotistas brancos, principalmente no que se refere aos locais de moradia e no perfil socioeconômico. No geral, os estudantes cotistas têm uma renda inferior aos estudantes não cotistas e moram em locais mais distantes da universidade.
Ler mais...Ações afirmativas; Cotas; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Geografia.
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA COMPREENSÃO CIENTÍFICA DO REAL - VOLUME 2
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