ESTUDO DA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL VIA ROTA METÍLICA UTILIZANDO DIFERENTES CATALISADORES: KOH, H2SO4 E BPC8 (BIOCATALISADOR ORIGINADO DA CASCA DE BANANA)

Code: 230713902
9
0
Título

ESTUDO DA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL VIA ROTA METÍLICA UTILIZANDO DIFERENTES CATALISADORES: KOH, H2SO4 E BPC8 (BIOCATALISADOR ORIGINADO DA CASCA DE BANANA)

Autores(as):
  • Rainizio Hermetério Da Costa Junior

    Hermetério da Costa Junior, Rainizio

  • Keverson Gomes De Oliveira

    Gomes de Oliveira, Keverson

  • Pedro Roberto Vieira Cunha Lima

    Vieira Cunha Lima, Pedro Roberto

  • Johnny Newton De Sousa

    de Sousa, Johnny Newton

  • Anne Beatriz Figueira Câmara

    Figueira Câmara, Anne Beatriz

  • Heloise Oliveira Medeiros De Araùjo Moura

    Oliveira Medeiros de Araùjo Moura, Heloise

  • Luciene Santos De Carvalho

    De Carvalho, Luciene Santos

DOI
10.37885/230713902
Publicado em

31/08/2023

Páginas

523-535

Capítulo

44

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XII

Resumo

O aumento gradativo do uso de biodiesel na matriz energética brasileira, como combustível em misturas biodiesel/diesel, tem incentivado a pesquisa por métodos mais eficazes de obtenção e controle dos processos oxidativos deste biocombustível, visando maior qualidade do produto. A química verde incentiva cada vez mais processos sustentáveis e menos ofensivos ao meio ambiente para realização de processos ecologicamente corretos. Portanto, a busca de catalisadores verdes para obtenção desse combustível é de extrema importância para dirimir o impacto ambiental e para conseguir atender a demanda de produção. Neste estudo foram investigadas três rotas reacionais diferentes para produção do biodiesel, a partir de óleo de soja comercial, para determinação da melhor rota de obtenção do produto desejado: transesterificação ácida homogênea utilizando H2SO4 como catalisador, transesterificação básica homogênea utilizando KOH como catalisador, e transesterificação básica heterogênea mais direcionada à química verde, com utilização de um catalisador verde e renovável à base de casca de banana (BPC8) com a redução de utilização de compostos mais nocivos ao meio ambiente. Os biodieseis obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). A banda em torno de 1750 cm-1 corresponde à deformação axial da ligação dupla C=O do éster, enquanto a banda em 1250 cm-1 é referente a deformação angular da ligação C-O do éster, provando a conversão do triglicerídeo no produto desejado. Os valores de viscosidade cinemática e densidade a 20 °C para as três rotas permaneceram dentro ou muito próximos aos limites de especificação da resolução da ANP Nº7 de 19/03/2008.

Palavras-chave

Biodiesel; Óleo de soja; Transesterificação; Química verde. Catálise heterogênea, Biocarvão da casca da banana.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.