ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE À ESTIMULAÇÃO COGNITIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camila de Oliveira Souza
Souza, Camila de Oliveira
Rafaela da Silva Soares
Soares, Rafaela da Silva
Abilene Marques da Silva
Silva, Abilene Marques da
Rozivânia da Silva Cavalcante
Cavalcante, Rozivânia da Silva
Adriane Bonotto Salin
Salin, Adriane Bonotto
01/05/2021
147-154
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INTRODUÇÃO: O processo de senescência afeta significativamente o Sistema Nervoso Central, responsável pela cognição que é a capacidade mental que permite ao indivíduo compreender, resolver e obter a autonomia no cotidiano, sendo direito do idoso o envelhecimento saudável incluindo a reabilitação cognitiva, conforme a Portaria nº 1395/1999, do Ministério da Saúde (MS). OBJETIVOS: Relatar atividades exercidas no projeto que visam a melhora do quadro cognitivo, descrevendo o percentual de melhora alcançados através das atividades. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência descritivo reflexivo vivenciado por acadêmicos de enfermagem durante o ano de 2019, membros de um Projeto de Extensão intitulado –DoeAção, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior de Porto Velho RO – UNIRON. As ações propostas pelo projeto correspondem sempre a um cronograma estruturado realizado nos sábados. No qual, segue um roteiro que integra atividades de Estimulação Cognitiva em Idosos, por meio exercício de memorização, coordenação motora, exercícios de marcha e atenção. RESULTADOS: Os resultados indicam que os momentos vividos durante a oficina poderão beneficiar e estimular efeitos positivos nos idosos como: O compartilhar de memórias; A exploração de novos ambientes; A percepção dos idosos sobre a participação em grupo para a estimulação cognitiva e sensorial. Para os estudantes, ficou evidente a importância das ações de enfermagem frente à estimulação cognitiva dos idosos. CONCLUSÃO: É primordial atividades cognitivas para os idosos, estabelecendo assim um vínculo com ações sistematizadas da enfermagem e terapia ocupacional, para obtenção de resultados que visam a melhoria na qualidade de vida dos idosos.
Cognição, Enfermagem.
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