ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE À ESTIMULAÇÃO COGNITIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210203047
12
9
Título

ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE À ESTIMULAÇÃO COGNITIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Camila de Oliveira Souza

    Souza, Camila de Oliveira

  • Rafaela da Silva Soares

    Soares, Rafaela da Silva

  • Abilene Marques da Silva

    Silva, Abilene Marques da

  • Rozivânia da Silva Cavalcante

    Cavalcante, Rozivânia da Silva

  • Adriane Bonotto Salin

    Salin, Adriane Bonotto

DOI
10.37885/210203047
Publicado em

01/05/2021

Páginas

147-154

Capítulo

10

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo de senescência afeta significativamente o Sistema Nervoso Central, responsável pela cognição que é a capacidade mental que permite ao indivíduo compreender, resolver e obter a autonomia no cotidiano, sendo direito do idoso o envelhecimento saudável incluindo a reabilitação cognitiva, conforme a Portaria nº 1395/1999, do Ministério da Saúde (MS). OBJETIVOS: Relatar atividades exercidas no projeto que visam a melhora do quadro cognitivo, descrevendo o percentual de melhora alcançados através das atividades. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência descritivo reflexivo vivenciado por acadêmicos de enfermagem durante o ano de 2019, membros de um Projeto de Extensão intitulado –DoeAção, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior de Porto Velho RO – UNIRON. As ações propostas pelo projeto correspondem sempre a um cronograma estruturado realizado nos sábados. No qual, segue um roteiro que integra atividades de Estimulação Cognitiva em Idosos, por meio exercício de memorização, coordenação motora, exercícios de marcha e atenção. RESULTADOS: Os resultados indicam que os momentos vividos durante a oficina poderão beneficiar e estimular efeitos positivos nos idosos como: O compartilhar de memórias; A exploração de novos ambientes; A percepção dos idosos sobre a participação em grupo para a estimulação cognitiva e sensorial. Para os estudantes, ficou evidente a importância das ações de enfermagem frente à estimulação cognitiva dos idosos. CONCLUSÃO: É primordial atividades cognitivas para os idosos, estabelecendo assim um vínculo com ações sistematizadas da enfermagem e terapia ocupacional, para obtenção de resultados que visam a melhoria na qualidade de vida dos idosos.

Palavras-chave

Cognição, Enfermagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.