ESTRUTURANDO NO PROJETO PEDAGÓGICO UM REFERENCIAL FILOSÓFICO ETEÓRICO PARA ENSINAR A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt
Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
Jussara Gue Martini
Martini, Jussara Gue
Marcela Martins Furlan de Léo
Léo, Marcela Martins Furlan de
Vander Monteiro da Conceição
Conceição, Vander Monteiro da
Eleine Maestri
Maestri, Eleine
Priscila Biffi
Biffi, Priscila
Adriana Remião Luzardo
Luzardo, Adriana Remião
01/05/2021
157-172
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TEORIA E PRÁTICA DE ENFERMAGEM: DA ATENÇÃO BÁSICA À ALTA COMPLEXIDADE
Objetivos: analisar as concepções filosóficas, teóricas e metodológicas da Teoria da IntervençãoPráxica da Enfermagem em Saúde Coletiva por professores de uma universidade federal,visando à estruturação de uma proposta de referencial para o ensino da assistência deenfermagem. Métodos: Pesquisa Convergente Assistencial, com 17 professores, reunidos emgrupos de convergência para instrumentalização e produção acerca do referencial. Resultados:focalizaram-se primeiramente questões consideradas preliminares ao aprofundamento teóricoe filosófico da teoria; e depois desenvolveu-se um ensaio teórico-metodológico sobre ahistoricidade e dialética para o ensino na assistência de enfermagem. Considerações Finais:ao eleger a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva, sinalizou-se opotencial do referencial de tornar operacionais, no ensino da assistência, os pressupostosda historicidade e dialética, fundando-se novas concepções para o cuidado. Essa decisãorepresenta um desafio paradigmático expondo fragilidades da formação relacionadas à suaorigem cartesiana e suas limitações quanto à complexidade filosófica intrínseca.
Assistência de Enfermagem; Ensino; Teoria de Enfermagem; Cuidado de Enfermagem; Saúde Pública.
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