ESTRUTURANDO NO PROJETO PEDAGÓGICO UM REFERENCIAL FILOSÓFICO ETEÓRICO PARA ENSINAR A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Code: 210303974
19
4
Título

ESTRUTURANDO NO PROJETO PEDAGÓGICO UM REFERENCIAL FILOSÓFICO ETEÓRICO PARA ENSINAR A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt

    Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas

  • Jussara Gue Martini

    Martini, Jussara Gue

  • Marcela Martins Furlan de Léo

    Léo, Marcela Martins Furlan de

  • Vander Monteiro da Conceição

    Conceição, Vander Monteiro da

  • Eleine Maestri

    Maestri, Eleine

  • Priscila Biffi

    Biffi, Priscila

  • Adriana Remião Luzardo

    Luzardo, Adriana Remião

DOI
10.37885/210303974
Publicado em

01/05/2021

Páginas

157-172

Capítulo

11

Resumo

Objetivos: analisar as concepções filosóficas, teóricas e metodológicas da Teoria da IntervençãoPráxica da Enfermagem em Saúde Coletiva por professores de uma universidade federal,visando à estruturação de uma proposta de referencial para o ensino da assistência deenfermagem. Métodos: Pesquisa Convergente Assistencial, com 17 professores, reunidos emgrupos de convergência para instrumentalização e produção acerca do referencial. Resultados:focalizaram-se primeiramente questões consideradas preliminares ao aprofundamento teóricoe filosófico da teoria; e depois desenvolveu-se um ensaio teórico-metodológico sobre ahistoricidade e dialética para o ensino na assistência de enfermagem. Considerações Finais:ao eleger a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva, sinalizou-se opotencial do referencial de tornar operacionais, no ensino da assistência, os pressupostosda historicidade e dialética, fundando-se novas concepções para o cuidado. Essa decisãorepresenta um desafio paradigmático expondo fragilidades da formação relacionadas à suaorigem cartesiana e suas limitações quanto à complexidade filosófica intrínseca.

Palavras-chave

Assistência de Enfermagem; Ensino; Teoria de Enfermagem; Cuidado de Enfermagem; Saúde Pública.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.