ESTRUTURAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA TECNOLOGIA EM SAÚDE: COMUNICAR-SE É FAZER-SE ENTENDER

Code: 220408590
21
16
Título

ESTRUTURAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA TECNOLOGIA EM SAÚDE: COMUNICAR-SE É FAZER-SE ENTENDER

Autores(as):
  • Sarah Soares Barbosa

    BARBOSA, S.S.

  • Patricia Ilha Schuelter

    ILHA-SCHUELTER, P.

  • Thiago Oliveira dos Santos

    SANTOS, T.O.

DOI
10.37885/220408590
Publicado em

17/05/2022

Páginas

78-92

Capítulo

5

Resumo

Estruturar um conteúdo digital para o desenvolvimento de uma tecnologia pode ser um desafio. É necessário apresentar comunicação clara para que a informação seja transmitida de maneira eficaz, e existem matrizes que permitem a criação da comunicação, como a sonora, a visual e a verbal. Para criar o conteúdo digital é necessário ter um conteúdo base, em geral derivado de estudos de revisão, bibliometrias, prospecções tecnológicas e outros. Em paralelo, o Design Instrucional acompanha, trazendo estratégias para lapidar as informações e transformá-las em formato digital, principalmente nos temas educacionais, seguindo algumas etapas de estruturação. Por fim, é necessária responsabilidade ao disponibilizar conteúdos digitais, seja através de sites, e-books ou aplicativos e, para tanto, é necessário que o conteúdo proposto tenha sido avaliado e considerado válido e adequado por especialistas, visando que seja realmente capaz de abordar de forma fiel e adequada o que propõe. O objetivo deste capítulo é abordar no que se difere a criação de conteúdo digital para dos demais conteúdos e a importância da utilização de métodos de construção e validação adequados para o objetivo de cada produto a ser desenvolvido.

Palavras-chave

Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Tecnologia Digital; Multimídia, Tecnologia Educacional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.