ESTRUTURA E PROCESSOS DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE CURSO ONLINE DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO E FORTALECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA NO ESTADO DE SÃO PAULO DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS – ESTUDO DE CASO DA UNIVESP STRU

Code: 220207722
3
1
Título

ESTRUTURA E PROCESSOS DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE CURSO ONLINE DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO E FORTALECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA NO ESTADO DE SÃO PAULO DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS – ESTUDO DE CASO DA UNIVESP STRU

Autor(a):
  • Thays Luiz

    T.S.J.Luiz

DOI
10.37885/220207722
Publicado em

31/03/2022

Páginas

714-719

Capítulo

57

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

É fato o aumento da oferta de cursos na modalidade de ensino a distância (EAD) com base nas plataformas denominadas de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Empresas e instituições viram-se necessitadas a pesquisar e selecionar recursos de infraestrutura e de profissionais objetivando oferecer cursos adequando custos com processos de ensino e aprendizagem de qualidade que satisfizessem seus clientes. Somem-se a isso necessidades de estudantes e profissionais de diversos segmentos permanecerem por mais tempo em suas residências pelas condições impostas tanto de natureza ambiental (catástrofes - terremotos, tsunamis, pandemias) como de autoridades públicas (decretos de restrições de circulação, imposição de isolamento social) ou até mesmo de empresas e escolas visando a redução de custos operacionais. O presente artigo, utilizando como estratégia de pesquisa um estudo de caso na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), consistiu em mapear a estrutura utilizada e os processos de condução de um curso EAD identificando as dificuldades encontradas pelos tutores e alunos ao longo do curso caracterizado na modalidade pós-graduação - especialização, criado em parceria pela UNESP, UNIVESP e CREA-SP e considerado inédito por seus criadores e ofertado exclusivamente aos profissionais de engenharia registrados regularmente no Conselho Regional de Engenharia do Estado de São Paulo. Os autores atuaram como tutores ao longo das etapas da evolução do curso iniciando-se pela ambientação ao AVA até a apresentação, pelos alunos, do projeto de conclusão do curso. Como resultado elaborou-se um conjunto de recomendações à melhoria dos processos a esta modalidade de EAD.

Palavras-chave

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Estrutura AVA, Processos de ensino e aprendizagem, Educação a Distância (EAD), Transformações digitais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.